Fotos: Cacá Bratke/ Divulgação

Pensando nas festas de final de ano que se aproximam, montei uma mesa posta com clima natalino, mas que foge do que já estamos acostumados a ver nas decorações dessa época do ano e que qualquer um pode fazer em casa. Os grandes protagonistas desta mesa são a toalha cheia de cor da Villa Nova Tecidos, feita em um tecido especial da nova linha da marca, e os castiçais compridos da minha linha com a Casa Bonita, um deles em especial, que é lançamento.

Repare que esse modelo maior de castiçal tem como principal característica a flexibilidade, sendo moldável de acordo com o lugar onde você quiser colocá-lo e o mood da decoração escolhido. Neste caso ele está aberto, preenchendo bem a mesa e dando destaque para as velas em diferentes alturas, mas também é possível utilizá-lo fechado, o que ocupa bem menos espaço. Além disso, você pode colocar vasos entre e outros enfeites entre as pernas do castiçal aproveitando essa maleabilidade.

Outro ponto que chama atenção na mesa é a guirlanda da Galeria Botânica disposta horizontalmente ao invés de pendurar, e talvez você esteja se perguntando como colocar as flores menores no arranjo sem que elas murchem, então aí vai uma ótima dica: tubetes. Eles são a alternativa perfeita para criar composições interessantes com flores cortadas sem que elas morram com o passar das horas, e foi exatamente isso que fiz tanto na guirlanda quanto nos arranjos dispostos nos vasos.

Além disso, os guardanapos da Arte Namesa, os objetos e talheres da D. Filipa e todas as velas são da Vela e Luminárias. Eu particularmente adoro o efeito aconchegante que estas, na cor marfim, proporcionam a qualquer mesa posta.

E reparou nos arranjos ao fundo? Foram feitos com galhos de pinheiro para combinar com o enfeite da mesa e são bem fáceis de criar. Uma mesa posta impactante, festiva, mas que qualquer um pode montar sem conhecimentos prévios.

Se você quiser dar uma olhada mais de perto na montagem desta mesa perfeita para as festas de final de ano, postei um reels no Instagram que mostra o processo com mais detalhes :)