Foto: AdobeStock

Os cobogós são elementos versáteis que adicionam um toque único aos espaços. Originários do Brasil, esses blocos vazados conquistaram o cenário internacional, sendo amplamente utilizados para criar ambientes originais.

Os cobogós, inicialmente concebidos por três engenheiros brasileiros – Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann, e Antônio de Góis – na década de 1920, rapidamente se tornaram um ícone do design arquitetônico. Essas peças consistem em blocos vazados, geralmente em formato de treliça ou padrões geométricos, que permitem a passagem de luz e ventilação. O desenho foi inspirado nos muxarabis, elementos vazados de origem árabe com tramas pequenas e feitos de madeiras.

Foto: AdobeStock

Ao integrar cobogós na decoração, cria-se uma atmosfera dinâmica e contemporânea. A presença desses elementos permite brincar com a iluminação natural, criando jogos de luz e sombra que adicionam profundidade e charme aos espaços. Além disso, a ventilação proporcionada pelos vazados contribui para um ambiente mais arejado, promovendo conforto térmico.

A versatilidade dos cobogós é evidente na variedade de materiais disponíveis, como cerâmica, concreto e até mesmo plástico. Essa diversidade possibilita a adaptação dos cobogós a diferentes estilos de decoração, desde ambientes mais rústicos até os mais contemporâneos. A escolha do material também influencia na paleta de cores, permitindo uma integração harmônica com o restante da decoração.

A aplicação dos cobogós pode se dar de diversas formas, seja como divisórias de ambientes, revestimento de paredes ou até mesmo em elementos de mobiliário. A criatividade na disposição dos blocos vazados permite a criação de padrões únicos, adicionando um toque personalizado a cada projeto.

Foto: AdobeStock

Foto: AdobeStock

Foto: AdobeStock

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉