O jardim de inverno é capaz de transformar um cantinho da sua casa em uma verdadeira redoma conectada à natureza. Aliando conforto, estética e funcionalidade, é o espaço ideal para quem ama cultivar plantas em qualquer época do ano.

Aqui, contamos o que compõe um jardim de inverno, um breve resumo de sua história e também dicas de como criar esse espaço de bem-estar em casa ou até mesmo no apartamento.

O que é?

O jardim de inverno é a extensão de uma casa projetada, especificamente, para cultivar plantas, flores e até mesmo pequenas árvores. Para isso, o ambiente é controlado e geralmente mantido a uma temperatura mais elevada do que o exterior daí o seu nome.

Sua estrutura é tipicamente composta por paredes envidraçadas ou janelas que permitem a entrada de luz solar, criando assim um espaço que integra a beleza da natureza ao conforto do ambiente interno.

Neste jardim de inverno, o deck de madeira e a poltrona tornaram o cantinho do apartamento da arquiteta Mayumi Matsube prático e confortável. Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Como surgiu

A ideia de trazer a natureza para dentro de casa não é uma invenção contemporânea. Muito pelo contrário, os romanos antigos já construíam “áreas de exibição” em suas vilas para abrigar plantas tropicais.

Durante a era vitoriana na Inglaterra, surge o conceito de jardim de inverno propriamente dito. Nessa época, a paixão pela jardinagem entre os ingleses se tornou uma verdadeira obsessão, e por conta do clima desfavorável, grandes mansões começaram a incorporar esses espaços. Aos poucos, detalhes arquitetônicos elaborados foram incluídos e os jardins de inverno se tornaram símbolo de status e elegância.

Já no século 20, o jardim de inverno evoluiu para se adequar a uma estética mais moderna. A essência de refúgio verde dentro de casa permaneceu, mas com o intuito, também, de atender às necessidades contemporâneas e ser funcional, proporcionando uma conexão constante com a natureza independentemente do tempo lá fora.

Com muitos adornos e em uma redoma de vidro, este jardim lembra a arquitetura de época. Fotos: Sebastian Rodríguez Herrera / Divulgação

Planejando um jardim de inverno

Algumas dicas preciosas são de grande valia na hora de planejar a construção de um jardim de inverno. Aqui, você encontra uma seleção de cinco passos fundamentais para um espaço funcional, prático e confortável:

  • Escolha da Localização: antes de iniciar seu projeto, escolha cuidadosamente a localização. Prefira áreas que recebam uma boa quantidade de luz solar, pois muitas plantas dependem dela para prosperar. Certifique-se de que o espaço seja funcional e integrado ao restante da casa.
  • Controle da Temperatura: manter uma temperatura estável é crucial para o sucesso do seu projeto. Considere a instalação de sistemas de aquecimento e ventilação, especialmente se você planeja cultivar plantas mais sensíveis.
  • Escolha das Plantas: selecione plantas adequadas ao ambiente interno, levando em consideração a iluminação, temperatura e umidade. Plantas como samambaias, suculentas e orquídeas são ótimas opções para um jardim de inverno.
  • Decoração Aconchegante: além das plantas, invista na decoração do espaço. Móveis confortáveis, almofadas, e até mesmo elementos como fontes ou pequenas esculturas podem transformar seu jardim de inverno em um refúgio acolhedor.
  • Manutenção Regular: um jardim de inverno exige cuidados regulares. Esteja preparado para regar as plantas, podar quando necessário e garantir que o ambiente esteja sempre limpo e bem cuidado.

E para quem mora em apartamento, mas sempre sonhou em ter um jardim de inverno, também é possível! No apê da Mayumi Mitsube (no qual já gravamos até mesmo um Open House!), por exemplo, parte da varanda integrada virou um jardim onde cultiva suas plantas, relaxa na poltrona e recebe visitas. Basta escolher um cantinho com bastante incidência solar, ventilação e apostar na criatividade para transformá-lo em um ótimo jardim de inverno.

Projeto: Andrea Carla Dinelli | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Mayumi Matsube | Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]