Projeto: Beatriz Quinelato | Fotos: Rafael Renzo

Apesar de não ser o foco quando pensamos no projeto de um quarto, a mesa de cabeceira é um móvel extremamente importante. É nela que posicionamos o celular ao dormir, um copo d´água ou então o controle remoto da televisão. Muitas pessoas, inclusive, apelidam seus livros prediletos de “livros de mesa de cabeceira”, já que é ali que ficam para fácil acesso e consulta.

Por isso, é importante planejar, estudar e buscar inspirações sobre a peça, fazendo com que componha harmonicamente o ambiente. Algumas dicas são muito úteis ao começar sua pesquisa, como o tamanho ideal, formato e tipos de mesa de cabeceira.

Definindo medidas

A mesa de cabeceira deve ser escolhida de acordo com as metragens do quarto em que será posicionada. No entanto, algumas medidas oferecem maior conforto caso sejam seguidas: a altura padrão é de 55cm, recomenda-se que siga a altura do colchão ou então até 10cm a menos. A circulação mínima deve ter pelo menos 60cm entre cama e parede, caso o móvel seja posicionado entre eles. E, por fim, caso o projeto do quarto conte com uma tomada, o interruptor deve ser instalado a 75cm do chão.

Consideradas essas medidas, escolha o móvel que melhor se adequa a elas. O formato também pode ser seu aliado em cantinhos mais estreitos, apresentando as mesas de cabeceiras redondas como uma boa opção.

Mesa de cabeceira e cômoda

Que tal acrescentar gravetas na mesa de cabeceira? Essa é uma solução prática, funcional e bonita na hora de criar mais espaços de armazenamento no quarto, deixando o móvel com a função de cômoda.

Garimpo ou sob medida?

Essa é uma escolha particular e que deve ser tomada pensando nos aspectos descritos acima. Caso o projeto do quarto seja enxuto ou com áreas muito bem delimitadas, o melhor é que a mesa de cabeceira seja feita sob medida, evitando que não caiba no ambiente e garantindo uma melhor integração visual. Se não é este o caso, vale a pena garimpar!

O processo do garimpo de móveis é divertido e muitas vezes nos surpreende com opções que antes não imaginávamos inserir no projeto. Mesas de cabeceira de madeira maciça ou antigas, por exemplo, são ótimas escolhas para um quarto com ar elegante, vintage ou bucólico. Há também móveis de ferro, plástico e tantos outros materiais, formatos, cores e tipos que oferecem um leque gigante na hora de incrementar a decoração do quarto.

Projeto: Helo Marques | Fotos: Rafael Renzo

Projeto: Andrea Dinelli | Fotos: Rafael Renzo

Projeto: Robert Robl | Fotos: Rafael Renzo

Projeto: Beatriz Quinelato | Fotos: Rafael Renzo

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉