Fotos: Estúdio NY18/ Divulgação

Este apartamento garden com espaços integrados é da arquiteta e designer Marina Dubal e fica no bairro Anchieta, em Belo Horizonte. A proprietária morava em uma casa em BH e durante a pandemia decidiu se mudar para um apartamento na cidade. O antigo imóvel foi mantido como refúgio de campo, e a nova morada foi pensada para ser acolhedora como uma casa, mesmo que no meio da cidade grande. 

O apartamento conta com adega feita sob medida, soluções para integração dos ambientes  e até mesmo uma área externa com piscina e jacuzzi. Além disso, há vários quadros espalhados pelos ambientes que foram pintados pela própria Marina. No canal você confere a tour completa com a proprietária e idealizadora do imóvel, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como o apartamento se distribui?

Marina Dubal: “A entrada do hall dá acesso para a sala principal de estar e jantar. Essa sala central se liga ao estar íntimo, ala de serviço – cozinha e dependências de serviço – e área privativa com piscina e spa, além de área íntima dos quartos. Também a partir da sala se acessa o lavabo que funciona como apoio a piscina e sauna.”

CV: Quais foram as principais mudanças feitas no apartamento? 

Marina Dubal: “Revertemos o estar íntimo para a área social, pois o proprietário anterior havia feito desse espaço um closet e uma área de estar internos à suíte máster, o que não fazia sentido para nós. Além disso, na área externa – o garden – mudamos a conformação da escada de acesso à piscina  para gerar uma floreira para os cachorros e trocamos o piso da era externa para um deck em madeira ecológica italiana. Também implantamos um pergolado com cobertura retrátil automática para permitir mais privacidade. Todas as altercações foram para se adequar a nossa família e ao nosso uso, além de melhorar a privacidade e qualidade de um ‘apartamento térreo’- em geral um pouco devassado para os vizinhos.”

CV: Há soluções inteligentes para aproveitamento dos espaços?

Marina Dubal: “O imóvel já tinha soluções interessante quando o adquirimos, como a porta de correr em aço Corten que fecha a integração da bancada americana. A mesma solução estética foi dada para as portas principais dessa área social, estão temos uma identidade forte e contemporânea dessa textura metálica que decidimos manter para reforçar esse traço tão forte.”

CV: Como foram escolhidos os materiais para os móveis da varanda?

Marina Dubal: “Acredito em design com durabilidade. Com criança e dois cachorros, grande parte de nossas escolhas passam muito por isso. São móveis da Franccino e Pátio Brasil, muito compactos, mas charmosos.”

CV: Quais móveis foram desenhados por você mesma?

Marina Dubal: “A bancada americana que funciona como aparador e a bancada social. Desenhamos também em granito marrom café escovado chanfrado e com apenas um pé de forma que se integrasse ao buffet lateral. Também pensamos o painel e móvel do home em madeira para seguir essa estética mais limpa e fazer um fundo para a escrivaninha.”

CV: Há itens de valor sentimental na casa?

Marina Dubal: “A maioria dos objetos tem muito significado. Evitamos os adornos e trouxemos algumas coisas da casa que morávamos antes. Tem uma mesa lateral ao lado da poltrona Lafer feita pelo meu pai, que hoje tem como hobby o trabalho manual com madeira. Posso destacar em especial também os meus quadros, como a tela principal políptica da sala de estar, a tela do quarto de hóspede e as pinturas da suíte máster e lavabo… fui criando os ambientes com obras de fases distintas para compor o clima que queria. Foi um processo muito prazeroso tanto do lado da arquiteta quanto da artista.”

CV: Qual sua parte preferida do apartamento?

Marina Dubal: “Gosto muito como a sala de estar consegue se integrar perfeitamente com a área externa e filtrar bem a luz natural. Adoramos esse espaço para leitura, estar com os cachorros e na rotina após as refeições.”

CV: Em relação a decoração, qual estilo você queria imprimir no apartamento?

Marina Dubal: “Pensei em uma estética mais limpa e contemporânea. O conceito do estilo ‘essencialismo’ como o minimalismo  brasileiro. Há muita ‘bossa’, memórias afetivas e aconchego.”