estilo-tudor-2

Neste domingo fui almoçar na Hípica Paulista com a minha família. Meu avô e o meu pai são sócios de lá há um tempão mas eu vou pouco ao clube, acabo indo mais no Monte Líbano, que é mais pertinho de casa. Enfim, sempre achei a Hípica linda, com um estilo inglês que super me agrada e também a minha mãe.

Conversa vai conversa vem com ela resolvi fazer um post exatamente sobre o estilo de lá, que não é somente um estilo inglês, é uma arquitetura Tudor.

Vamos lá. O que significa o Estilo Tudor e de época ele é? O Estilo Tudor surgiu durante o primeiro reinado da dinastia Tudor e se desenvolveu durante todo o período Tudor (1485 até 1603). Em linhas gerais, é uma adaptação feita pelos ingleses da arquitetura gótica.

Para você reconhecer rapidamente de que estilo estamos falando alguns ícones são: a capela de Henrique VII na Abadia de Westminster e as universidades de Oxford e Cambridge.

Existem 2 traços muito marcantes e reconhecíveis neste estilo:

  • Arco Tudor: o arco gótico você sabe qual é, certo? É aquele mais cumprido. O Arco Tudor é semelhante, porém achatado, quase arredondado.
  • Oriel window: são as janelas envidraçadas que saem para fora das fachadas mas não chegam ao chão.

Tem um detalhe deste estilo que eu acho bem interessante. Depois de 1500 alguns elementos foram acrescentados a este tipo de arquitetura, como os tijolos coloridos e chaminés enfeitadas, mas para mim o mais relevante foram as lareiras, que passaram a ganhar lugar de destaque nas casas com formas mais elaboradas, e até hoje, todas as casas bem estilo Tudor que conheço tem mesmo a lareira como polo central nas salas.

Bom, vou tentar ilustrar aqui alguns desses elementos e depois mostrar 1 casa bem contemporânea no Estilo Tudor para vcs verem que apesar de antigo é um estilo que pode ser leve e acolhedor.

Aqui vão 2 fotos da Hípica. As fotos não fazem definitivamente jus do clube, mas foram as que achei na net…

estilo-tudor-30 estilo-tudor-34

Esses são exemplos de Arcos Tudor. Reparem que são achatados mas continuam com uma ponta saliente.

4x5_2-2 estilo-tudor-14 estilo-tudor-17 estilo-tudor-27 estilo-tudor-32 estilo-tudor-40

Aqui são algumas das janelas que comentei.

estilo-tudor-2 estilo-tudor-24 estilo-tudor-39

As minhas tão amadas lareiras Tudor

estilo-tudor-4 estilo-tudor-9 estilo-tudor-10 estilo-tudor-15 estilo-tudor-26 estilo-tudor-42

E a casa projetada pelo Willian T. Baker, que é Tudor e é bem atual.

estilo-tudor-1 estilo-tudor-2 estilo-tudor-3 estilo-tudor-4 estilo-tudor-5 estilo-tudor-6 estilo-tudor-7 estilo-tudor-8 estilo-tudor-9 estilo-tudor-10 estilo-tudor-11 estilo-tudor-12 estilo-tudor-13