Se o conceito de DIY, termo em inglês para “do it yourself” ou “faça você mesmo”, já estava em alta nos últimos anos, com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, ele se tornou uma ótima forma de aliviar o stress, economizar dinheiro e trazer ocupação no tempo livre em quarentena.

Com mais tempo em casa, as pessoas começaram a aproveitar melhor o espaço dos cômodos e entender melhor como eles funcionam: quais ambientes são mais bem iluminados, como aproveitar melhor o espaço da sala ou quarto ou até mesmo o que precisa ser mudado.

O arquiteto e apresentador do programa Decora, do GNT, Maurício Arruda, disse em entrevista ao portal Exame que existe uma quantidade enorme de pessoas que estão fazendo pequenas reformas sozinhas, ou planejando transformações maiores.

Aqui no Casa de Valentina, separamos algumas dicas para te inspirar a realizar alguma reforma durante a quarentena.

Vamos trazer mais cor para a casa?

A pintura de paredes muda completamente o ambiente e traz mais vida para um espaço que estava esquecido. O bacana da pintura é que ela pode ser um trabalho que reúne toda a família e rende momentos de lazer e distração. Se você mora sozinho pode fazer o trabalho em etapas.

A dica é você escolher com calma a cor que deseja. Nos sites de diversas empresas de tintas, é possível fazer uma simulação online de como ficaria a parede depois de pintada com a cor escolhida. Ótimo para ter o resultado desejado, né?

Reforme um móvel

Aquele móvel esquecido e sem graça pode ganhar uma nova roupagem e se tornar uma peça incrível com uma reforma feita por você mesmo. A publicitária e apresentadora do programa Mais Cor, Por Favor, Thalita Carvalho, é dona do blog Casa de Colorir. Uma das pioneiras do faça você mesmo no Brasil, ela tem dicas ótimas de como você consegue repaginar móveis usados.

Troque o piso

Quando se pensa em obra, muitas vezes vem aquela imagem de bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebrados. A tecnologia já permite você trocar o piso sem quebradeira. Existem opções de argamassa de piso sobre piso que permite colar até um porcelanato em cima do outro.

O cimento queimado, por exemplo, está muito em alta e tem baixa espessura, podendo ser colado por cima de outro piso. Se você mesmo for fazer a reforma, lembre-se de planejar muito bem a compra do material para evitar desperdícios e tenha à disposição um cortador de piso para dar aos porcelanatos, cerâmicas e azulejos os formatos necessários para a colocação, pois esses materiais já vêm de fábrica com medidas pré-definidas.

Mude as coisas de lugar

Caso você ainda não tenha segurança para fazer reformas mais complexas, mudar as coisas de lugar é uma boa maneira para dar uma cara nova à sua casa. Com certeza você logo vai se inspirar e continuar colocando a mão na massa.

Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários ;-)

Imagem: Pixabay.com