Fotos: Marina Machado/ Divulgação

Este apartamento cheio de cor é do Richard de Mattos, arquiteto do Pílula Antropofágik Arquitetura que dividiu os espaços em dois ambientes, separando a sua casa do escritório sem que um atrapalhasse o outro. Em todos os cômodos há várias sacadas inteligentes de decoração e arquitetura que podem ser dicas úteis para todos os tipos de lar, e também alguns elementos inusitados, como uma cozinha cor de rosa ou até mesmo uma coluna felpuda rosé.

Aperta o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Uma das coisas que mais causa impacto vendo a casa são os tons de cor utilizados. Você tem alguma dica para quem quer pintar a casa com cores bem fortes e não quer errar? 

Richard: “Uma boa técnica para entender o uso das cores e ver se funcionam ou não é buscar uma palheta de cor que te encante em algum quadro ou fotografia que você goste. Ache alguma mistura de cor que você viu nas suas andanças da vida e pensou ‘nossa que cor bonita’ e veja quais são 4 ou 5 cores principais do que você gostou. A partir disso, tente entender quais dessas cores seriam neutras, quentes e frias, e vá mudando o tom de cada uma delas para ver o que orna melhor com o que você quer. Uma vez que você fecha essa ideia, fica mais fácil de visualizar.”

CV: Por que você gosta tanto de garimpar itens no Saara?

Richard: “O Saara se transformou para nós do escritório e para mim em uma grande fonte de inspiração. Nós iniciamos quase todos os nossos processos criativos nesse garimpo a céu aberto. São tantas informações, cores e texturas que ficamos aguçados a criar. Às vezes vemos lá algum revestimento, material que nada tem a ver com design de interiores ou arquitetura, mas que inspira e naturalmente nos faz criar coisas novas. Então o Saara virou então um grande moodboard para nós.”

CV: O que você acha da dinâmica de dividir seu apartamento com o escritório?

Richard: “Eu amo! Na busca do imóvel esse fator era de suma importância. Eu queria um apartamento que pudesse dividir em dois ambientes, separando a minha casa do escritório sem que um espaço atrapalhasse o outro. Para a minha dinâmica de vida, é perfeito.”

CV: Quais sacadas inteligentes você destaca no apartamento?

Richard: “Como o apartamento é de aluguel, eu acho que esse tablado de grama dividido em três partes é muito útil, porque você consegue aproveitar em qualquer outro lugar, separados ou juntos, como se fossem módulos.”

CV: Como o teto do escritório foi feito? 

Richard: “A sanca já existia no imóvel e tinha esse desnível profundo de uns 50 cm, perfeito para encaixar essas toras de bambu. E repare que elas estão completamente soltas, estando apenas encaixadas na sanca.”

CV: Uma coisa que eu achei muito interessante no apartamento é que há muitas artes feitas por você e por seus amigos. Esse é um hábito que você sempre teve na decoração dos locais que morou?

Richard: “Sim, eu sempre tive esse hábito. Gosto muito de desenhar, produzir, e fazer trocas com amigos que têm trabalhos diferentes dos meus. Eu acredito que o que você escolhe para ficar na sua casa tem que ser itens que te toquem e te dizem alguma coisa, então nada melhor do que peças feitas por amigos. Acho que isso é uma tendência minha, porque me sinto mais confortável tendo coisas ao meu redor que têm significado.”

dicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquiteturadicas úteis de arquitetura