Abup 2019: cores e texturas em alta

Na foto acima: Vasos vermelhos da GS Internacional; bowls de boardas sinuosas da Cristina Duarte; vela vermelha da Vylux; sacola de fibra natural da Home&Co e guardanapo Arte na mesa. 

Este ano, a nossa cobertura da Abup, uma das feiras de design que mais adoro, tomou contornos ainda mais especiais. Conseguimos dar o start em um projeto que há um tempo tomava forma: montamos lá dentro o nosso próprio estúdio fotográfico para poder gerar um conteúdo lindo e superexclusivo e, de quebra, te mostrar alguns dos produtos mais bacanas que encontramos durante nossas andanças pela feira. Tudo o que você verá nas fotos chegarão nas lojas nas próximas semanas, então, se você quer estar a par de todas as novidades e tendências, vale ficar de olho nas nossas redes e aqui no blog também. Começo trazendo um pouquinho do que consegui sentir durante o primeiro dia de feira no quesito cores e texturas, olha só:

Cores terrosas 

2019 promete uma mudança de temperatura! Depois de uma onda clarinha e cinza inspirada principalmente no design escandinavo, é a vez das cores quentes dominarem as paletas de todos ambientes da casa. Muitos dos lançamentos que encontramos na Abup propõem o novo colorido tanto em peças utilitárias como decorativas. As nuances são lindas e trazem um frescor moderno que há tempos não víamos. Elas variam do amarelo ocre ao terracota remetendo aos tons das especiarias – aliás, essa cor linda que você vê no fundo das duas fotos a seguir chama Especiaria Antiga e é a cor do ano da Eucatex.

Na foto acima: panela da Multiflon; vaso da Imeltron; talheres e guardanapo da Copa & Cia; prato e xícara da Nadir figueiredo. 

Panela da Multiflon; bandeja aramada da Arthi; balde maleável da Sanremo e copo Nadir figueiredo.

Cestos da Ordene; Almofada da Formosa Decora e guardanapo Arte Na Mesa.

 

A natureza na mesa posta

Sucesso absoluto na edição anterior da Abup, a linha de louças do Acervo Panelinha agora conta com novos complementos. A coleção Especiarias cresceu e ganhou uma linha têxtil que foi lançada na feira deste ano. São caminho e toalha de mesa, guardanapos, jogo americanos e anel de guardanapo que seguem a mesma pegada tropical das travessas de cerâmica em tons de especiarias orientais. Além da toalha charmosíssima com estampa de onças pintadas, a marca oferece peças em jeans e outras estampas. 

Além da toalha de mesa do Acervo Panelinha, destaque para as travessas em formato de folha, flor e concha da Ponto Brasil; Pufe roxo da Asiatex; banco rosa com trabalho em crochê e toalha bege da Casa Bonita; potinho laranja em forma de gota da VemPlast.

Nas profundezas do azul

Disputando espaço com os tons terrosos estão os azuis profundos. A cor densa que às vezes puxa para o esverdeado está presente em grande parte dos estandes. Devo dizer que fiquei bem contente de vê-la traduzida em uma variedade enorme de peças: dos vasos aos acessórios de mesa, passando também pelos utensílios de cozinha. O que mais me encanta nesse tom de azul é que ele favorece uma gama enorme de composições. Como é uma tonalidade mais escura e fechada, conversa de um jeito harmônico com outras cores mais vivas da mesma família, como o verde e o roxo. E foi exatamente esse exercício que propusemos para as fotos!

Acima, garrafa térmica da Invicta;  vaso baixo azul marinho da GS internacional; Caneca lilás da Nadir Figueiredo; Talheres e luva da Copa & Cia; garrafa de inox da Day Home. 

Na foto, prato em forma de concha da Vylux; mantas da Decortrico; vaso verde em formato gota da Gs internacional; vaso verde água da Imeltron e guardanapo azul da Arte na mesa.

Jogo americano com detalhes em bambu da Dagher; pratos da Germer; bandeja Flávia Simons e moringa da We Design Studio.

Almofada com estampa Ikat e garden seat da Zanatta; banco com pés em xis da Mercatto Casa; sob o chapéu da Vero, almofada com estampa geométrica da Originalita; almofadas de tricô e manta branca da Rian tricot; almofada com estampa de coral e almofada azul marinho, ambas da Decor Textil e prato de cerâmica de Luiz Salvador.

Marmorizando

Encontrei muitas peças em pedra nesta edição da Abub, principalmente em tons claros. Percebi que o mármore permeia todos os setores da feira, seja em sua versão natural ou em estampas impressas nas mais variadas superfícies e tecidos. Já as peças de cerâmica surgem em opções texturizada que também remetem à textura de pedras naturais.

Vaso cilíndrico e jogo de saleiro e pimenteiro da Oxford; bandejas da Flávia Simons e Vaso Maiori Casa.

Vaso branco da Selma Calheira; escultura de parede “Coração Valente” da Marcia Limmanii; homem de cerâmica da Mercato Casa e vela da Pavio de Vela. 

Vaso branco da 6F; castiçal da St. James; leitera da Noritake e guardanapo Ante na Mesa. 

Natureza viva

O tom de verde folha e as estampas que remetem à natureza continuam firmes e fortes como tendência. As nuances mais lavadas, ora puxadas para o menta ora para o verde militar são predominantes, oferecendo um visual um pouco mais sofisticado para os ambientes e mesas decoradas. Além dos padrões de folhagens, as estampas de frutas, animais e insetos também se fazem presentes. 

Vaso de cerâmica da Buzzios; pratos e xícaras da Alleanza e vaso de vidro verde da Maiori casa.

Quadro com ilustração botânica sobre jornal da Mercatto casa; mesinha aramada da Asiatex; vasos com estampa de peixe da Studio Pod; vaso com estampa de insetos da Greg Design; centro de mesa em madeira da Marco Quinta; tábua de mármore Zuca Braga e caderno vermelho da Belo do Papel.

Banco com assento em crochê da Regina Misk; vaso metálico da Nina Lima – Estúdio e Galeria Escambo;  Vaso verde e escultura “Coração Central” da Marcia Limmanii.

Concepção: Casa de ValentinaProdução:Deborah Apsan  | Fotos:Caca Bratke

2019-02-19T18:04:15-03:00 Categorias: Design|Tags: |

6 Comentários

  1. francisca mary pinheiro fevereiro 19, 2019 em 8:22 pm - Responder

    Cade o nome das cores?

  2. Bruna fevereiro 20, 2019 em 5:12 pm - Responder

    Lindissímas esses tons terrosos, apesar de quentes transmitem muita paz pro ambiente!
    Post excelente! 😉

  3. Laura Rocha junho 19, 2019 em 9:36 am - Responder

    Lindo demais!

    Descobri teu blog pesquisando cores quentes para pintar a fachada da minha casa.
    Amei e vou voltar sempre.

Deixar Um Comentário