Foto: Subham Majumder / Pexels

A chegada do frio traz consigo algumas mudanças em nossa rotina: retiramos as roupas e mantas mais quentinhas do fundo da gaveta e reinventamos nosso lar para deixá-lo aconchegante para o clima mais ameno. Há alguns truques de decoração que podem facilitar essa tarefa, além de deixar nosso entorno mais agradável e bonito.

Oficialmente, o inverno se instala no Brasil em 21 de junho e se prolonga até 23 de setembro. Apesar de não ser rigoroso como nos países do hemisfério norte, pode nos pegar de surpresa com suas frentes frias que já começam a aparecer. Pensando nisso, é hora de tirar da gaveta três ítens de decoração básicos para a época do ano: mantas, tapetes e almofadas.

Mantas em sofás, poltronas e cama

Mantas decorativas são peça-chave quando o assunto é conforto. Além de lindas, seu material pode proporcionar o calor necessário para tardes mais frias no sofá da sala, por exemplo. Uma dica é justamente escolher bem sua composição: mantas com tecido de linho e algodão são fáceis de combinar com a decoração e super macias; já as de pele sintética são elegantes e as de tricô e crochê são ideais para quem quer um visual mais despojado e apostar na moda do maxi crochê.

É importante levar em consideração o tamanho do sofá ou poltrona em que a manta será posicionada, e também se prefere um estilo mais despojado ou organizado. Tecidos mais leves são ideais para sofás maiores, já que facilitam o posicionamento da manta em uma extensão mais longa. Vale também escolher uma poltrona de canto ou uma chaise para ser o cantinho do conforto! Nesta matéria explico melhor sobre a chaise e sua utilidade.

Tapetes quentinhos

Nada pior do que pisar no chão frio logo ao acordar, certo? Por isso, outra dica de ouro é investir em tapetes. Mais uma vez, o material em que essa peça é feita importa muito, já que determinará sua maciez, textura e temperatura. Tapetes de lã e algodão estão na moda e são ótimos materiais para o inverno.

Mas atenção: outro ponto importante a ser observado é o acúmulo de pó nos tapetes. Como o clima seco é propício para crises alérgicas, vale a pena apostar em materiais de fácil manutenção e até mesmo considerar a adoção de tapetes antialérgicos caso suas crises sejam mais fortes.

Almofadas que trazem vida

Fazer um mix de almofadas felpudas e lisas pode ser uma ótima solução para um conforto extra. Além disso, com elas é possível montar uma paleta de cores que aquece a decoração, as chamadas “cores quentes” compostas pelo laranja, amarelo, vermelho e seus tons.

Cores associadas ao sol e ao fogo tendem a iluminar nosso ambiente, e do ponto de vista da psicologia nos trazem mais disposição, alegria e vivacidade. Portanto, jogos de almofadas, mantas e tapetes que visem essa paleta são ideais para auxiliar na dura tarefa de arrumar a casa no friozinho. Vale a pena!

Por fim, luz quente e indireta!

Também para reforçar a sensação de calor e aconchego, opte por uma iluminação indireta e quente. Isso quer dizer que ao invés de uma iluminação fria, branca e impactante, seu lar terá mais conforto com uma iluminação amarelada, leve e que clareia pontos específicos do ambiente, sem causar estranheza.

Esta dica é ótima para compor o espaço, já que pode ser combinada com estantes de livros, velas, banquinhos e mesinhas. O resultado final fica um charme, e ajuda muito a tornar os dias, que passam a ser mais escuros nessa época do ano, mais aconchegantes.

Fotos: Designecologist / Pexels

Fotos: Curtis Adams / Pexels

Foto: Courtney Ra / Pexels

Fotos: Cottonbro Studio / Pexels

Fotos: Charlotte May / Pexels

Foto: Antoni Shkraba / Pexels

Foto: Alexander Zvir / Pexels

Foto: Alex Qian / Pexels

Foto: Dmitriy Ganin / Pexels

Foto: Leah Kelley / Pexels

Foto: Ksenia Chernaya / Pexels

Foto: Ksenia Chernaya / Pexels

Foto: Krisztina Papp / Pexels

Foto: Isabelle Taylor / Pexels

Foto: Ilya Shakir / Pexels

Foto: Element Digital / Pexels

Foto: đức đào / Pexels

Foto: M&W Studios / Pexels

Foto: Sarah O’shea/ Pexels

Foto: Roberto Nickson/ Pexels

Foto: Rafael Nunez / Pexels

Foto: Rachel Claire / Pexels

Foto: Olena Bohovyk / Pexels

Foto: Taryn Elliott / Pexels

Foto: Zack Tu Nan / Pexels

Fotos: Wendy Wei/ Pexels

Foto: Tiffany Freeman / Pexels

Foto: Tatiana Syrikova / Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉