Fotos: Cláudio Fonseca/ Divulgação // Escritório: Lídia Maciel Arquitetura 

O nome chaise longue vem do francês e significa “cadeira longa”, mas apesar da origem do termo já anteceder sua popularidade no Brasil, esse modelo de móvel tem uma história mais antiga ainda, tendo seu uso registrado pela primeira vez nos tempos do Egito Antigo e Grécia Antiga.

Apesar da origem secular, o chaise longue nada mais é do que uma evolução da “dupla” poltrona e puff. Isso porque é dado esse nome ao tipo de assento estofado onde é possível sentar ou até mesmo deitar com uma leve inclinação na cabeça ao mesmo tempo que as pernas ficam esticadas. Claro que os modelos podem variar, já que é possível fabricar a peça com ou sem braços e encostos, mas o principal fator em comum entre todos eles é o corpo alongado, esguio e elegante.

Pela posição de descanso assumida por quem usa o móvel, o chaise longue acaba sendo conhecido principalmente como uma opção para a sala de estar ou de televisão, entrando no lugar de poltronas ou até mesmo dos sofás tradicionais. Entretanto, é possível inseri-lo nos mais diversos ambientes da casa, como na biblioteca, home office, quarto de visitas, jardim e até dentro do closet.

Se a ideia for colocar chaises na varanda ou área externa, é importante escolher o material do qual é feito o estofado cuidadosamente. Afinal, ele precisa resistir a umidade, vento e chuva.

Além disso, também é possível encontrar no mercado a opção de chaises modulares, que podem ser separados e realocados da maneira que o morador preferir, dando maior funcionalidade e dinamismo ao móvel e a decoração do ambiente onde ele se insere.

E para que você se inspire, aqui vão alguns exemplos de chaises longues em projetos interessantes de arquitetura, decoração e paisagismo interessantes:

Fotos: Raiana Medina/ Divulgação // Produção visual: Andrea Falchi // Escritório: Roberta Devisate

 Fotos: Cláudio Fonseca/ Divulgação // Escritório: Lídia Maciel Arquitetura 

Fotos: Pinterest/ Reprodução

Fotos: Pinterest/ Reprodução

Fotos: Pinterest/ Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉