Eu busco imóvel e sou chata, beeeeem chata. Confesso. Mas consumo conteúdo de arquitetura diariamente, então minha régua é sim mais elevada que a da maioria. Isso pq não consigo me imaginar morando em uma casa, por exemplo, que não tenha um projeto arquitetônico inteligente, me causa arrepios pensar em morar num prédio com uma fachada pouco elaborada ou uma planta padrão.

A rotina da minha casa, nossos hábitos e o que nos faz feliz são fatores muito pessoais, construidos a partir dos valores e dinâmicas da minha familia. E é maravilhoso pensar que isso pode distinguir de casa para casa, de familia para familia.

Exatamente por isso nos últimos meses eu tenho sido bem crítica quando vejo um apartamento e busco entender quais critérios me fazem gostar ou não daquele imóvel. Obvio que isso vai mudar a depender do seu momento de vida, do tamanho da sua familia e, como eu falei anteriormente, da sua dinâmica. Mas alguns pontos acho que são quase unânimes entre todos que buscam imóveis, e esses pontos que eu relato a seguir.

Para ilustrar o post resolvi fazer uma pesquisa rápida em um imóvel da OMA, pedi para a equipe deles me mandar um apartamento que faz sucesso entre as buscas e é este apartamento que esta aqui.

Para quem ainda não conhece a OMA é uma empresa parceira aqui do blog que eu admiro muito. Gosto DEMAIS do atendimento e recomendo fortemente para quem esta buscando um imovel mas tem pouco tempo para visitar infinitos apartamento e quem algo objetivo.

Vamos lá?

Pode não um critério obrigatório, mas um imóvel que tenha todas as janelas para um moro é sim um fator de negativa…

Você já reparou que alguns corretores saem ligando todos os interruptores dos apartamentos antes de você entrar nos cômodos? Não é bobagem isso, a luz é fundamental para a nossa felicidade. Se o apartamento é desprovido de luz só resta mesmo o corretor acender as artificiais para tentar mascarar o defeito kkkkk Ou seja, esse é um critério importantíssimo a ser avaliado.

Qual a sua necessidade maior, um home office, uma churrasqueira, um piscina, uma área descoberta…? Dificilmente vc terá tudo, se imagine sem uma dessas opções, qual a mais dolorida? Essa é a imprescindível na sua vida.

Para mim esse é sim um critério. Não gosto de revestimentos de baixa qualidade ou mal instalados. Maaaaas, se vc é o comprador lembre-se que dificilmente o seu gosto será 100% atendido. Raramente os seus gostos pessoais irão bater com o do vendedor, então um pouco de maleabilidade é sempre bem-vinda rssss

Você frequenta a área comum do seu prédio? Eu não frequento muito, mas sei que esse é um ponto importante na hora de revender o imóvel. Áreas bem cuidadas, atualizadas e equipadas são importantes sim, pois também traduzem um pouco do investimento e atenção dos moradores com o empreendimento.

Por fim… espaço. Nunca imaginei que perguntarei sempre ao entrar em uma imóvel sobre depósito rssss Pode parecer um detalhe mas esse é um critério que eu avalio sim e para familias maiores é um fator relevante também.

Bom, quais são os seus critérios? Se você esta pensando em comprar ou alugar um a minha dica é entrar em contato com o pessoal da OMA. É um lugar interessante e com muitos imóveis exclusivos deles ;-)