052316_glutenfree_BODY

Depois que comecei a fazer as receitas sem glúten com os produtos da Schar e fiz uma pequena imersão no assunto vcs já imaginam o que me veio a cabeça né: e se o Bento tiver intolerância a glúten? Como saberei? Quais cuidados devo tomar? 

Dai vou lá eu novamente iniciar uma pequena pesquisa sobre o assunto e encontrei algumas histórias que me impressionaram! São mães relatando suas histórias antes do diagnóstico dos filhos. Vou contar algumas aqui não para apavorar as mães, mas para mostrar a importância de se pesquisar sobre o assunto ok. 

Ele não crescia, não engordava, tinha muita diarreia e dores estomacais. O pediatra encaminhou para um endócrino para iniciar um tratamento hormonal, mas pelo exame de sangue descobrimos que ele era celíaco, o que foi comprovado pela biópsia” 

“O Gabriel sentia dores abdominais, não estava crescendo e chegava a ter até 12 diarreias por dia. Com apenas três anos, ele ainda não sabia verbalizar direito o que sentia…” 

“Eu sentia falta de ar e dor de barriga”, conta um pequeno, que durante algum tempo se alimentou apenas de Neocate, tendo que excluir todos os demais alimentos.

bread-making

Gente, o que é tenso é que a Doença Celíaca pode ser tratada de maneira muito suave e não chega a afetar a qualidade de vida da criança, mas nenhuma família precisa passar por um sufoco desses simplesmente por não identificar essa questão né… 

Pelo que entendi a primeira e mais importante etapa é realmente saber se o seu filho/a é celíaco ou possui sensibilidade ao glúten, depois disso vem os desafios diários, que são perfeitamente ajustáveis. A própria Schär disponibiliza alguns artigos em que aborda um pouco dessas questões: 

·         1) Como trabalhar a questão no ambiente escolar 

·         2) Cuidados para se tomar quando seu filho fizer uma viagem sozinho 

·         3) Crianças celíacas e saudáveis 

·         4) Doces ok, mas com moderação 

·         5) Receitas variadas e que vão agradar o filhote 

Enfim, esse post era mais para alertar as mães e pais de pequenos sobre o assunto. 

Bom, aqui vão algumas das receitas que fizemos “GLUTEN FREE”.

22