Vai reunir os amigos em casa no feriado? Ao invés do tradicional churrasquinho, que tal servir um almoço com sabores do sudeste asiático? A Letícia Bittencourt, do Cozinha Vibrante, mandou pra gente o passo a passo de um prato simples e muito gostoso: um contra-filé e vinagrete com manga. “Ele tem sotaque tailandês por causa do molho de anchovas da salada. É daquelas receitas curingas que vão bem durante a semana e pro almoço leve do fim de semana também”, explica a nossa superchef e colaboradora. Arrasou, Lê! O colorido do vinagrete é tão lindo que a apresentação vai surpreender os seus convidados. Confira a receita completa: 

Contra-filé e vinagrete com manga

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 45 minutos

Contra-filé:

1 porção inteira de contra-filé de 600g a 800g

1 colher de sopa de azeite de oliva
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
páprica picante a gosto
óleo para selar a carne na frigideira

Tempere a carne com os ingredientes listados acima e leve-a à frigideira bem quente com um fio de óleo. Sele a carne de todos os lados até a crosta ficar caramelizada. Se quiser o filé bem passado, finalize no forno a 180° coberto com papel alumínio por 10 a 20 minutos. Aguarde 5 minutos antes de partí-la, esse procedimento faz com que a carne fique mais suculenta.

Vinagrete com manga

3 tomates sem sementes
2 mangas grandes (ideal: Palmer)
1 pimentão amarelo sem sementes
1 pimentão verde sem sementes
1 cebola roxa ou branca
1/2 maço de coentro (salsinha, dill, manjericão e/ou hortelã substituem)
pimenta vermelha de cheiro sem semente, a gosto
folhas de sua preferência
chia a gosto
castanha de caju a gosto

Pique os ingredientes da lista acima, desde os tomates até a pimenta de cheiro. Lembre-se de picar a pimenta bem fininha para que sua picância seja suavizada.

Coloque todos os ingredientes em uma saladeira e acrescente o molho a seguir.

Molho de anchova:

molho de peixe Nam Pla a gosto (cerca de 3 colheres de sopa)*
algumas gotas de limão
azeite de oliva a gosto (de 3 a 6 colheres de sopa)
sal a gosto

* Achado facilmente em casas especializadas ou gôndolas de supermercado com produtos japoneses. Mesmo assim, caso você não o encontre, filezinhos de aliche/anchova picadinhos substituem muito bem. Ah, é importante comprar o molho de peixe Nam Pla, que é o tradicional tailandês à base de anchova. Certifique-se de que isso esteja escrito na embalagem. 

Misture os ingredientes do molho à salada.

Se quiser, sirva com uma porção de contra-filé fatiado.

Que delícia de receita!! Além deste prato salgado, a Lê já compartilhou  aqui um docinho e um aperitivo, olha só: FINANCIER e SALMÃO GRAVLAX. Ahhh, ela também foi uma das convidadas na websérie linda que produzimos em parceria com a Brastemp: LUCILA RECEBE: LETÍCIA BITTENCOURT BY BRANSTEMP. 

Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante