Projeto acima: Estúdio Lava

Em 2015 o Marsala foi escolhido pela Pantone como cor do ano, e desde então vem sendo cada vez mais utilizado no universo de arquitetura e décor. Seu tom quente e fechado, que fica entre o vinho e o marrom, permite fácil entrosamento com muitas outras cores, dando vida à composições atuais e criativas.

Hoje temos um leque de exemplos lindos do uso do Marsala tanto fora, quanto dentro de casa. Lembra que te mostrei o teto da minha sala? Então, optei por pintar com a cor e adorei o resultado! Sair do óbvio é divertido, e expande nossa mente para novas possibilidades – estamos curtindo bastante por aqui.

Para você se inspirar, abaixo têm 5 maneiras de aproveitar o Marsala nas nossas casas. Tenho certeza que vai dar vontade de adicioná-lo em algum cantinho rsss. Ah! Em algumas imagens a cor original pode ficar um pouco alterada, mas ainda sim as ideias são super aproveitáveis ;-)

1. FACHADA:

A fachada é um grande elemento nas residências, e também o cartão de visita. Nela é possível explorar técnicas, materiais e tecnologias diferentes para realçar ainda mais o estilo do lugar, como uma pintura expressiva, por exemplo. A cor pode aparecer nas paredes, esquadrias, portas, portões ou até mesmo no paisagismo, e é um jeito fácil de mudar completamente o visual do imóvel.

Por conta da sua sobriedade, o Marsala é uma ótima opção para a fachada. Pode-se aplicar no volume todo, em pontos estratégicos, ou ainda combinar com cores, como um azul mais aberto e um amarelo em tom mostarda:

Projeto acima: Stemmer Rodrgues Arquitetura

Projetos acima: Stemmer Rodrgues Arquitetura | Nitsche Arquitetos

Projeto acima: André Vainer

Projeto acima: André Vainer

Projeto acima: Estúdio Lava

Projeto acima: Estúdio Farol

2. REVESTIMENTOS NA ÁREA INTERNA:

A escolha dos acabamentos é muito importante quando estamos construindo ou reformando, já que estamos falando da base do cenário em que viveremos todos os dias. Apesar de isto estar mudando, ainda vemos a maior parte das moradas com paredes, pisos e bancadas neutras – seja por gosto ou medo de arriscar algo novo, mas que tal apostar em um azulejo colorido? Uma paginação com diferentes cores?

O Marsala é uma ótima opção. Como dito mais no início do post, a cor é versátil e fácil de se misturar com outras paletas:

  • Para começar: junte o Marsala ao seus tons próximos, como vinho, rosa e marrom.
  • Destacando aos poucos: o branco é um bom aliado nesse caso, pois ele facilmente oferece protagonismo à outra cor. Deixe a base branca, e aplique o Marsala em pontos estratégicos, como um detalhe no piso.
  • Bem colorido: agregue uma cor vibrante à outra, misturando um mesmo revestimento no Marsala, amarelo, azul, verde, vermelho ou laranja.
  • Monocromático: Marsala do chão ao teto, já pensou? Essa opção é mais ousada, porém o resultado é bastante interessante!

Projeto acima: Cumulo Limbo

Projeto acima: Cumulo Limbo

Projeto acima: Cumulo Limbo

Projeto acima à esquerda: Lez Arquitetura

Projeto acima: Antônio Armando de Araújo

Projeto acima: AZAB

Para se INSPIRAR ainda mais com essa COR:

3. MARCENARIA:

No décor é imprescindível que agreguemos forma à função, e a marcenaria é a tradução disso. Ter um espaço planejado para o armazenamento de nossos itens, facilita – e muito – o nosso dia a dia; assim, a parte técnica precisa ser inteligente, e o design, idem.

Por ocupar muito espaço, a marcenaria colorida é uma boa pedida para funcionar como ponto focal do ambiente, podendo aparecer em momentos, como: nas portas; puxadores; como moldura; ou nas frentes das gavetas. Tudo vai depender do estilo do ambiente e destaque que você quer dar ao volume.

Projeto acima: AZAB

Projeto acima: Iná Arquitetura

Projeto acima: Iná Arquitetura

4. MOBILIÁRIO E DÉCOR:

O jeito mais fácil de implementar o Marsala à sua casa: nas peças soltas. Isso vale para qualquer cor, mas aproveite que o mobiliário e objetos de decoração são itens ativos, ou seja, que podemos mudá-los de lugar e de estética à qualquer momento; para ousar nos cômodos!

O Marsala pode estar nos quadros, no estofado da poltrona, no tapete, em um arranjo floral, e por aí vai! A cor funciona super bem para quem quer fechar a atmosfera de um espaço, mas sem perder os ares alegres dele. Mais ou menos presente, uma coisa você pode ter certeza: o Marsala trará personalidade ao cantinho que você desejar.

Projeto acima à esquerda: Todos Arquitetura

5. MESA POSTA:

Aaaah por fim, um assunto que amo: o Marsala na Mesa Posta! Sei que já falei bastante no post, mas essa cor é capaz de deixar qualquer refeição mais chic. Na mesa, gosto de experimentar o que a ocasião socilita, por exemplo, se é uma mesa de almoço, o Marsala vai bem em pontos como o guardanapo ou pequenas flores do arranjo; mas se é uma mesa de coquetel ou jantar, um grande centro de mesa, velas e até mesmo no jogo de jantar ficam bem charmosos nesse tom.

Já faz algum tempo que todo fim de ano monto uma mesa de Natal na loja Divino Espaço aqui em São Paulo, e desta vez apostei no Marsala e nas vertentes de sua paleta, é só clicar AQUI para conferir!

E você, também simpatiza com essa cor? Não deixe de me contar nos comentários ;-)

Imagens: Archdaily.com.br, Unsplash.com (Alireza Mahmoudi, Tamoghna Datta, Faris Al Zahrani), Beijosbluespoesiablog.wordpress.com, Rosemaryandfinch.com, Ablissfulnest.com, Neuestehaus.com, Loveincmag.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉