Fotos: Pexels / Divulgação

Você sabe o que é uma casa inteligente? Se me fizessem essa pergunta há alguns anos, com certeza eu iria pensar em alguma casa de cinema, daquelas que se passam em cenários futurísticos ou então de multimilionários com suas próprias invenções malucas. Mas não é nada disso, e ela está cada vez mais presente no mundo do morar.

Uma casa inteligente é uma casa que oferece diversas facilidades no dia a dia do proprietário por meio da automatização e da conexão. Nela, você tem desde lâmpadas que podem ser pré-programadas para acender em determinada hora do dia até uma assistente virtual que “conversa” com você e realiza tarefas por meio do comando de voz, como colocar aquela sua música preferida durante a hora do banho.

Como o acesso é remoto, por meio de um aplicativo ou controle, as “smart homes” podem ser controladas até mesmo à distância. Ou seja, se quiser ligar o ar-condicionado 15 minutinhos antes de chegar do trabalho, ou então colocar um vinho para gelar na adega, é possível.

No quesito segurança, as casas inteligentes também ajudam e muito. Uma das smart homes mais famosas do mundo fica na Polônia, projetada pelos arquitetos do Olo Studio, e impressiona pelo modo como automatizaram a sua segurança. A casa conta com diversas paredes e portas de vidro, mas quando os moradores se ausentam, acionam o dispositivo e uma verdadeira muralha de concreto se sobrepõem à vidraça, deixando-a praticamente impenetrável como um bunker. Incrível, né?

Mas medidas menos drásticas também podem ser adotadas, rss. A abertura e fechamento de portas controlados remotamente, por exemplo, facilitam o dia a dia, além de não deixar mais aquela dúvida de “tranquei ou não tranquei?” logo ao sair para o trabalho.

Outro caso interessante no mundo da arquitetura é o condomínio de smart homes JadeScape, em Cingapura. Ele foi desenvolvido pela empresa chinesa QingJian para ser o mais inteligente e tecnológico possível. Nessas casas, até mesmo o sono do proprietário é avaliado por meio de monitoramento da qualidade de sono e de saúde!

O mais importante para começar a transformar sua casa em uma casa inteligente é realmente começar. Não precisa fazer tudo de uma vez, adicionar um item automatizado no seu dia a dia já é um ótimo primeiro passo. Que tal ver aquele robô aspirador que pode facilitar a faxina? Não é necessário pensar em fios e adaptabilidade, apenas comprar e já está pronto para usar.

Aos poucos, vá acrescentando outras comodidades, como uma assistente virtual e a automatização de outros eletrônicos da casa, além de iluminação, chuveiro e muito mais. Em pouco tempo, terá a tal da casa inteligente!

Como inspiração, vale conferir o projeto do escritório Taguá arquitetura que já publicamos aqui no blog.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉