Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Quando imaginamos a planta de uma casa, muitas vezes nos esquecemos de um cômodo essencial: o lavabo. Discreto, este espaço muitas vezes acaba recebendo apenas a metragem indispensável para ser funcional. Se esse é o caso do seu projeto, saiba que o seu lavabo minúsculo tem um potencial enorme! Chamei a arquiteta Aiê Tombolato para dar cinco dicas de ouro quando o assunto é lavabo pequeno.

O lavabo nasceu há muitos séculos, mais precisamente entre os séculos XII e IX a.C. na Grécia Antiga. Sua função principal era acomodar pequenos lavatórios para os moradores e convidados de uma residência lavarem as mãos antes das refeições. Hoje, este continua sendo um de seus principais usos, perfeito para preservar a área íntima da casa.

Cada vez mais arquitetos enxergam no lavabo a oportunidade de inovar e ousar na decoração, como se esse espaço fosse o ideal para criar um ponto destoante (de uma boa maneira) do resto do projeto. Este é o caso do projeto assinado pelos arquitetos Aiê Tombolato e Renato Mendonça. A dupla está aqui para provar que é possível, sim, inovar em lavabos minúsculos!

No projeto abaixo, o lavabo foi mimetizado no painel frisado da sala, e em seu interior uma mistura nada convencional de revestimentos e soluções foi a aposta para transformar completamente o espaço.

 

E dá só uma olhada no resultado! A parte interna do lavabo ganhou sensação de continuidade entre os ambientes, e a madeira cumaru foi usada tanto no piso quanto na parede para isso. Já o calacata paraná tornou a cuba de piso uma peça única, esse mesmo material também foi usado em outros mobiliários do projeto, como a mesa do escritório e da copa.

 

Bom, vamos agora para as cinco dicas de ouro prometidas sobre lavabos minúsculos!

Casa de Valentina: Qual é a primeira coisa a ser considerada quando queremos decorar um lavabo pequeno?

Aiê Tombolato: O ponto principal ao se pensar ao projetar um lavabo, principalmente um lavabo pequeno é o que chamamos tecnicamente de espaço cinestésico, ou seja, as áreas de circulação e uso de cuba e bacia.

C.V.: As cores influenciam muito a sensação de amplitude? E revestimentos, há alguma dica?

Aiê Tombolato: Por não ser um ambiente de permanência, não necessariamente precisamos explorar a amplitude dele. O uso de cores vibrantes, escuras e até de estampas mais ousadas está liberado. Vale dar a sensação de um espaço mais intimista com cores e uma iluminação com temperatura de cor mais quente.

Quanto aos revestimentos, existe uma gama enorme de possibilidades já que o lavabo é uma área teoricamente molhada mas que não recebe a mesma quantidade de água e umidade que um banheiro com chuveiro.

Gosto muito da continuidade de pisos nos ambientes de uma casa, então entrar com o mesmo piso da sala no lavabo me agrada muito. Essa continuidade colabora muito para a sensação de amplitude da área social como um todo.

É preciso pensar também na praticidade de uso e manutenção desse lavabo a médio/longo prazo. Pensando nisso, sempre penso no revestimento da parede atrás da bancada da pia.

Já nas paredes onde não tem risco de ter respingos de água, no lavabo vale tudo: pintura, papel de parede, tecido, madeira, cimento e tantas outras opções.

C.V.: Há um formato de espelho melhor para lavabos pequenos?

Aiê Tombolato: Para dar uma sensação de amplitude no lavabo o melhor formato de espelho é aquele que reveste de ponta a ponta da parede, mas como disse antes, o lavabo não precisa ser amplo ou passar a sensação de amplitude. Tenho gostado bastante de usar espelhos com formatos orgânicos.

C.V.: Qual é a iluminação ideal para esse espaço?

Aiê Tombolato: Gosto muito de usar luz dimerizavel no lavabo, assim cada pessoa usa à sua medida. Se for necessário retocar uma maquiagem é possível acender a lâmpada com 100% da potência, ou somente uma luz mais baixa e confortável caso não seja necessário.

Gosto sempre de ter deixar uma luz funcional e uma outra somente decorativa em um pendente, arandela ou mesmo um “charme” embutido na parede.

C.V.: Por fim, há algum truque inusitado para aproveitar melhor o espaço?

Aiê Tombolato: O truque para aproveitar o espaço de um lavabo pequeno é não pesar na decoração. Um lavabo lindo tem o mínimo necessário na medida certa e uma boa circulação. Proporção é o segredo.