Fotos: Tatiana Galindo / Divulgação

Na Serra de Apacurana, dentro da Vinícola Casa Carnasciali e resguardado pela natureza, encontra-se o Chalé da Mata. Com projeto assinado pelo arquiteto Coelho Neto, o chalé não foi erguido sobre a mata, e sim em torno dela: para não ter que derrubar uma árvore sequer, a planta foi milimetricamente calculada. São centímetros que separam, por exemplo, a ponta do telhado do chalé de uma árvore do terreno.

Para que o hóspede tenha visão privilegiada e máximo contato com a natureza, a maioria das paredes do chalé de 35m² é feita de vidro temperado. O outro material protagonista, madeira, é de reflorestamento, e cria um clima aconchegante nesta hospedagem perfeita para um casal que quer relaxar, tomar um bom vinho e apreciar a mata nativa de Apucarana.

No Open House desta semana, te levo para conhecer o Chalé da Mata. Tive um bate-papo super interessante com o Coelho Neto sobre o projeto e seus destaques. Se você adora uma decoração cozy, cheia de madeira e que preza pelo contato autêntico e respeitoso com a natureza, vale a pena conferir o vídeo! Aqui no blog, separei mais fotos do chalé e também uma conversa que tive com o arquiteto.

Para ver a visita completa, é só dar o PLAY!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como é que surgiu o projeto do chalé?

Coelho Neto: O chalé faz parte da proposta de uma vila a ser criada dentro dos limites de uma vinícola, com o propósito de oferecer comodidade e pouso para os clientes que frequentam o wine bar e o vinhedo, se tornando um ponto de enoturismo para a região.

C.V.: E a inspiração, qual foi?

Coelho Neto: Os proprietários tiveram a ideia depois de conversar com os clientes que eram, na maioria, de outras cidades e queriam ter uma experiência mais calma e longa no local, evitando transtornos com transporte e hospedagem durante a visita.

C.V.: De onde surgiu o nome Chalé da Mata?

Coelho Neto: O local escolhido para a implantação dos chalés é próximo a uma área de preservação ambiental. O Chalé da Mata, como sugere o nome, fica numa clareira pré-existente, cercado por um jardim criado pelos proprietários ao longo dos anos.

C.V.: O projeto passou por alguma exigência?

Coelho Neto: De acordo com o programa de necessidades, a principal exigência era que o chalé fosse integrado ao entorno, não interferindo na paisagem existente, respeitando as árvores e a vegetação, como condicionantes de projeto.

C.V.: E qual foi o maior desafio enfrentado?

Coelho Neto: O maior desafio era que o chalé fosse concebido a partir de materiais locais, como madeira de reflorestamento e a pedra rachão, disponível na pedreira da região. Estes materiais naturais contribuíram para que o chalé tivesse uma atmosfera aconchegante, ajudando o visitante a se desconectar da rotina urbana caótica.