Fotos: Pedro Kok / Divulgação

A linda paisagem da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é inspiração de diversos projetos de arquitetura que já passaram por aqui. Por isso, no Open House dessa semana, resolvemos conhecer em detalhes o projeto que venceu o 9º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura e foi indicado a Building of The Year no ArchDaily em 2022 bem em Gonçalves, com uma vista espetacular para a Serra!

Aliás, não só a vista é maravilhosa: a maneira como ela foi aproveitada pelo projeto, podendo ser contemplada em cada cantinho dele, também é impressionante. A casa foi construída a partir das características naturais do terreno, e até mesmo as grandes pedras dali foram aproveitadas como elemento arquitetônico.

“As pedras do terreno, de cerca de cinco metros de altura, são os pilares para as vigas da cobertura, criando um vão para a vista da serra. ”

O projeto é do Estúdio HAA!, e a “biofilia”, como o arquiteto Homã Alvico que assina o projeto caracteriza, deu o norte ao trabalho, e por isso materiais sustentáveis guiaram a escolha da marcenaria, revestimentos e mobiliário.

“Um dos conceitos centrais é a sustentabilidade com construções desmontáveis, uso de materiais recicláveis e reaproveitáveis, etc. E também a biofilia, ou seja, pensar em projetos que conectem as pessoas com a natureza, fortalecendo a relação com a preservação do meio-ambiente.”

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept