Fotos: Antônio Soto / Divulgação

Uma casa de praia rústica em Trancoso, com muito artesanato, madeira e um clima de vila aconchegante. Esta foi a ideia que a Márcia e o Fernando, da Villa M Trancoso, não conseguiam tirar da cabeça antes de transformar seu sonho em realidade. E o resultado ficou simplesmente incrível!

Por isso, tive um bate papo sobre todos os detalhes do projeto, assinado pela Renata Pinesi e NK Arquitetura e com paisagismo da Juliana Favarato, para colher todas as dicas de decoração e arquitetura aplicadas na Villa. Entre os destaques, são encantadores a parede de pau a pique logo na entrada, os diversos mobiliários e peças feitas por artesãos da região, o reboco Santa Fé (técnica que já expliquei aqui e que é um charme!) nas paredes, luminárias de cipó e a piscina que causa impacto logo de cara.

Para conferir todos os detalhes dessa casa térrea e recheada de dicas para quem quer ter uma decoração rústica e típica da região, é só acessar o vídeo no meu canal. Já por aqui, mais fotos do projeto e também uma conversa com a Márcia Nogueira, idealizadora e proprietária da Villa M Trancoso, para saber o que mais gosta nela.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi a inspiração do projeto? Por que decidiram construir a casa em Trancoso?

Márcia Nogueira: Somos do Rio e moramos em várias partes do Brasil, de Norte a Sul, inclusive no Nordeste, e deste gostamos muito. Amamos o mar, amamos o Nordeste, e desde 2011 quando fomos morar fora do Brasil, pensávamos em um lugar de charme no nosso país para estarmos com nossos filhos, recebermos a família e amigos, e quando disponível podermos alugar. 

Procuramos por anos até que durante a pandemia decidimos que Trancoso seria o lugar ideal. Já havíamos ido a passeio algumas vezes, e voltávamos encantados, energizados. Trancoso espelha exatamente a intenção da casa, um rústico com luxo e conforto, boa energia e algo mágico que não se explica.

C.V.: Quais foram os pontos do projeto que não podiam faltar?

Márcia Nogueira: Nesse projeto a ideia era, ao entrar na casa, ter a visão da mata ao fundo e isso ligado com a beleza da piscina centralizada, como se a casa estivesse flutuando na água e abraçada pela mata. Queria que a área social estivesse conversando entre si e conversando com a piscina, com muita luz natural e a vista da mata. 

Além disso, queria que a casa tivesse várias opções de cozinhas e fogões já que o Fernando ama cozinhar e amamos receber, então temos fogão industrial, tradicional e a lenha, tudo muito próximo e conversando mais uma vez com a área social e piscina. Queria também a área da pira, pois a beleza do fogo na imensidão da noite é algo especial.

C.V.: O que destaca no projeto e que adora nele?

Márcia Nogueira: Os telhados de taubilha são uma verdadeira obra de arte, um trabalho lindíssimo e por si só decorativo. Adoro para este estilo de casa as paredes em reboco Santa Fé. A iluminação da casa à noite também é algo maravilhoso, a iluminação da mata, do jardim, cria um ambiente mágico. 

Amo a parede de pau a pique, cria um ar de casa de pescador, meio raízes de Trancoso, mesclado com sertão e roça, e a porta de demolição na entrada da casa também.

C.V.: Há soluções sustentáveis? Adorei a ideia do banho ao ar livre!

Márcia Nogueira: Amo o banho ao ar livre com o sol e o vento no corpo! Acho esse um dos momentos mais especiais do dia quando estou lá. Traz uma alegria incrível. Utilizamos na casa energia solar, que além se ser um recurso mais econômico após o implante e ser renovável, contribui para um país mais sustentável.