Decoração estilo Santa Fé 16

Semana passada vim para Key Biscayne com o Bento e meus pais, infelizmente o maridão não pode vir por causa do trabalho, mas estou aproveitando mesmo com saudades dele. Bom, e um dos passeios que faço por aqui é caminhar pelos bairros residenciais olhando as casas – passeio que por sinal faço em quase todas as cidades que visito. Bom, por aqui, nos bairros que mais gosto de visitar, têm muitas casas no estilo Santa Fé. Por isso resolvi falar sobre  tema aqui.

Vamos começar do começo né rssss Este é um estilo de construção super típico do Estado do Novo México, aqui no EUA. Para que não sabe sobre o Novo México a tia Wiki ajuda: o Novo México foi inicialmente colonizado pelos espanhóis, tendo passado a controle mexicano em 1821. Em 1848, com o fim da Guerra Mexicano-Americana, a região foi anexada pelos Estados Unidos. Sua história e sua rica cultura deram ao Novo México um segundo cognome, The Colorful State (O Estado Colorido).

Bom, e o estilo né? Por volta de 1930 começou a surgir um movimento forte por parte de artistas e intelectuais do Novo México de resgate as tradições construtivas herdadas pelos espanhóis assumindo algumas facetas dos povos indígenais locais, como a arte e o artesanato. As casas feitas de adobe e com madeiramento interno passaram a ser valorizadas e começaram, aos poucos, a substituírem as casas em estilos vitorianos da região. Alguns desses artistas que rapidamente aderiram ao movimento foram os pintores Carlos Vierra e Georgia O’Keeffe. Inclusive é a casa da Georgia que eu escolhi para ilustrar o estilo neste post aqui.

Decoração estilo Santa Fé 14 Decoração estilo Santa Fé 15 Decoração estilo Santa Fé 13 Decoração estilo Santa Fé 12Decoração estilo Santa Fé 4

“. . . inch by inch it is becoming – my house – something that feels like my shell to live in . . .”

Georgia O’Keeffe (quoted in Georgia O’Keeffe and Her Houses)

Decoração estilo Santa Fé 11 Decoração estilo Santa Fé 10 Decoração estilo Santa Fé 9Decoração estilo Santa Fé 7