Fotos: Rafael Renzo/ Divulgação

Esta casa na praia faz parte do The Golf Village, o primeiro empreendimento residencial de casas do litoral do Brasil a receber a dupla certificação AQUA-HQE. O selo francês audita o projeto e a construção do condomínio em mais de 200 itens, divididos em saúde e bem-estar do ser humano, conforto, performance arquitetônica, impacto ambiental, entre outros.

O projeto inovador foi feito pela construtora e incorporadora Crego Painceira e recebe assinatura do Studio Mariana Crego, que se preocupou em aplicar na casa um tratamento sustentável especial, com arquitetura bioclimática e design que buscam a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. Localizado na Riviera de São Lourenço, a casa possui 5 suítes, piscina privativa, spa, churrasqueira e solarium individuais. No canal você confere a tour completa com a arquiteta Mariana Crego pelo empreendimento, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é o conceito do projeto? 

Mariana Crego: “São casas únicas em perfeita harmonia com a natureza. Elas receberam tratamento sustentável especial, arquitetura bioclimática, design e certificação internacional, que harmonizam com o ser humano e o meio ambiente. Caminhando em paralelo com as necessidades atuais, o condomínio une saúde, bem-estar com sustentabilidade, design pensado em atender e facilitar o dia a dia, além de materiais exclusivos.”

C.V: Como foi pensado o paisagismo da casa? 

Mariana Crego: “Há jardins dentro e fora da casa, aliás, a parte externa ganha paisagismo de Gil Fialho e um jardim sensorial, com horta, plantas comestíveis e árvores frutíferas. Todo o paisagismo está inserido e integra todo o conjunto arquitetônico do condomínio, de forma harmônica e natural. A circulação do condomínio é central, assim como a área de lazer, com campo de golfe, academia, saunas, playground e todo uma vista de contemplação da natureza.”

C.V: Como a casa é distribuída? 

Mariana Crego: “Ela possui 5 suítes, piscina privativa, spa, churrasqueira e solarium individuais. As casas possuem um átrio com espelho d’água e paisagismo interno que favorecem a performance de luminosidade e circulação de ar pelos cômodos ao seu redor. Um dos elementos que isola uma casa da outra são os famosos muxarabis, elemento árabe arquitetônico com desenhos vazados para dar privacidade, ventilação e iluminação com um design ousado ao empreendimento. Os andares foram divididos de maneira que valorizem todos os ambientes, separando áreas nobres e de lazer, das áreas privativas. O destaque fica para a cobertura, que ganha uma suíte, com spa e uma área externa para receber ou contemplar a vista. Pensando num futuro próximo, cada um dos imóveis possui 5 ou 6 vagas de garagem com exclusivas tomadas para abastecer carros elétricos. Com quatro andares, há um elevador interno que atende todos os pavimentos da casa. O subsolo é o local reservado para todos os serviços, como lavanderia, garagem, depósito e hobbies.”

C.V: O projeto foi pensado para que perfil de moradores? 

Mariana Crego: “Ele foi idealizado para receber moradores que valorizam o luxo nos pequenos e grandes detalhes, mas que estejam em busca de uma vivência de bem-estar, conforto e, principalmente, contato com a natureza, em um ambiente projetado de forma sustentável.”

C.V: Qual é o conceito dos quartos? 

Mariana Crego: “Os quartos ganham elementos naturais, começando pelo nome. A suíte máster, nomeada de quarto Terra, é revestida com madeira de tons mais claros, que contrasta com o tom forte do roxo. A cabeceira tem um estilo atemporal, com base neutra e ao fundo todos os armários da Bontempo com ripados e puxadores em forma de círculo, lembrando a perfeição da forma e o ciclo de tudo. O quarto Água tem puxadores de quartzo, detalhes em verde e azul, com muito espelho. Já o quarto Ar é extremamente bem iluminado e ao lado da cama, cortinas dão leveza e harmonia. O quarto Fogo é mais forte, mais clássico, com cimento queimado e cores quentes no enxoval, como mostarda e laranja queimado. O quinto quarto é o que fica na cobertura, chamado de Éter, com madeiras em formato natural, que roubam a cena nos criados-mudos e na cuba da pia.”

C.V: Há móveis desenhados exclusivamente para este projeto, certo? 

Mariana Crego: “Sim. Os mobiliários foram desenhados exclusivamente para a casa, com foco na sustentabilidade e também na funcionalidade de cada ambiente. Esses móveis ganharão uma linha comercial, assinada pelo Studio Mariana Crego. Completam os ambientes poltronas e mesas do Jader Almeida. Destaque para a mesa de jantar, feita com uma madeira de árvore japonesa, que quando foi trazida ao Brasil, se tornou uma praga porque cresce abundantemente e prejudica a flora brasileira. Então, retiram a madeira para preservar a natureza e, com ela, fazem móveis diferenciados. Quem assina é a Dudesign. Além disso, o projeto de iluminação foi pensado para cada ambiente, de forma discreta e elegante, que realça e valoriza detalhes da arquitetura, móveis e objetos.”

C.V: O que pode ser dito a respeito da escolha de materiais? 

Mariana Crego: “Entre os materiais utilizados, destacam-se pedras naturais e as madeiras finlandesas, com 8 certificações, presentes nos pergolados, brises e decks da hidromassagem. Todas possuem tratamento patenteado de alta performance e durabilidade, sem usar químicos poluentes ao meio ambiente. Além dos materiais que já falamos, a casa recebe piso feito por Oskar Metsavaht, fundador e diretor de criação da marca Osklen, usado pela primeira vez no Brasil, com forma inspirada na natureza, que remete ao desenho de uma pedra e traz ainda mais beleza e leveza ao projeto.”