Fotos: Claudio Pinheiro/ Divulgação

Esta casa aconchegante com piscina e ambientes integrados foi pensada pela designer de joias sustentáveis e designer de interiores Priscila Pini e fica em Trancoso, na Bahia. O projeto é a terceira casa própria que a Priscila decora inteiramente sozinha, e foi pensado a quatro mãos com a arquiteta Cris Nogueira

A ideia era montar algo com muitos elementos naturais e regionais, priorizando sempre itens brasileiros. A casa conta com uma piscina sem revestimento que reflete a cor do céu, uma varanda extensa, espaços integrados, materiais reutilizados e iluminação indireta. No canal você confere a tour completa com a Priscila Pini, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como a casa se divide?

Priscila Pini: “A área externa conta com piscina, quadra de beach tennis, jardim extenso, varanda, banheiro externo, lavanderia e churrasqueira. Já a área interna é composta por uma sala de estar, sala de jantar, cozinha e 4 suítes, podendo uma delas se transformar em uma sala de televisão. O terreno todo totaliza 1.840m².

CV: Qual foi a principal inspiração para construí-la?

Priscila Pini: “Antes de iniciar o projeto, eu sempre imaginava uma casa com “cara” de fazenda, só que na praia. Ao longo do projeto me esqueci disso e fui sendo guiada pela intuição. Depois que a casa já estava pronta há um tempo, duas pessoas falaram em momentos distintos que ela parecia de fazenda na praia, foi só aí que me lembrei que havia sonhado e visualizado assim no início de tudo. Eu já tinha uma casa aqui em Trancoso durante 10 anos que também foi projeto meu. Mas chegou um momento que  senti que era hora de um novo projeto, então vendi essa casa, comprei o novo terreno no Condomínio Altos de Trancoso e daí construí, decorei e montei a Casa Pini do zero.”

CV: O clima do local influenciou nas escolhas feitas?

Priscila Pini: “Sim, além da casa ser toda aberta e arejada, com brisa constante para aproveitar o clima do Sul da Bahia, ela é completamente integrada com a natureza que a cerca.” 

CV: É um projeto sustentável?

Priscila Pini: “Sim, pois aproveitamos e reciclamos sempre que possível em relação aos materiais escolhidos e recursos. A água da casa, por exemplo, vem do poço artesiano e é potável. A maioria das janelas e portas também foram reaproveitadas de uma antiga pousada, passando apenas por uma reforma e aperfeiçoamento. Já na cozinha, o balcão foi feito a partir de um pedaço antigo de uma ponte que caiu no sertão da Bahia, e todo o assoalho da varanda foi montado com as tábuas de pinus usadas na construção da casa.”

CV: O que pode ser dito em relação à decoração de interiores? Como foi pensada?

Priscila Pini: “Assim como tudo que eu faço, a decoração foi acontecendo instintivamente. Queria algo que fosse aconchegante, minimalista, típico de Trancoso, mas que se misturasse com um estilo rústico, e ainda, que tivesse um toque contemporâneo. O ladrilho hidráulico na cozinha, o cimento queimado em cor natural cinza e bancadas, cubas e a piscina de concreto são exemplos desse toque mais contemporâneo que resultou em um mix. Como a decoração é meu trabalho, mas ao mesmo tempo meu hobbie, estou sempre decorando e mexendo em alguma coisinha.”

CV: Itens de valor sentimental foram incluídos na casa?

Priscila Pini: “Tenho objetos que eram da minha avó e guardo com muito carinho, como a máquina de costura e o telefone antigo. Eles são pontos chaves na decoração da casa, pois têm muita história para contar. Além disso, há peças minhas que me acompanham desde a primeira casa que tive em Trancoso.”

CV: Qual foi o principal desafio ao longo do processo?

Priscila Pini: “Durante a construção da casa, fiz todas as compras de materiais para a obra, o que é muito cansativo e requer a realização de muitos orçamentos o tempo todo. Simultaneamente, comprei toda a decoração e utensílios para a casa, tornando o espaço totalmente pronto e habitável em 8 meses. Brinco que comprei do prego ao garfo dessa casa toda nesse curto período.”

CV: Como construir a casa não apenas para você e sua família, mas também com o intuito de alugar influenciou em certas escolhas?

Priscila Pini: “Alugo através de agências, imobiliárias e diretamente para grupos que me procuram pelo Instagram ou que já conhecem a casa através de mim. A Casa Pini está no Airbnb também, mas esse não é meu principal meio para locações. O fato de ser construída com o intuito de alugar me influenciou ainda mais a criar uma decoração minimalista e prática, transformando-a em um local sem muitos “cacarecos”. Em 2021 percebi que mais uma suíte na casa agregaria nas locações, por isso optei por transformar a sala de TV em uma suíte flexível, ou seja, conforme o grupo eu a mantenho como sala de TV e conforme o grupo eu a transformo em uma suíte completa.”