Está aproveitando o feriado para relaxar e curtir a sua casa? Que tal, então, acrescentar à esse ritual um aperitivo delicioso acompanhado de um belo vinho? Pois hoje a Bia Diniz separou para a gente uma receita que ela amo de paixão, olha só:
“Quando eu era pequena eu não gostava de pratos que levassem berinjela, mas na faculdade conheci e aprendi a fazer a Caponata Italiana, aperitivo superfácil e versátil cujo ingrediente principal é a berinjela. No início, achei que a caponata não era para o meu paladar, mas ainda bem que eu decidi experimentar… Me apaixonei na hora! 
Depois disso, fui morar na Itália e lá não deixava faltar na minha geladeira uma caponata preparada para comer com uma saladinha ou como um belo acompanhamento de uma carne. Ela originalmente é feita no forno e leva abobrinha e pinoli. Porém, como eu não sou muito fã de abobrinha e o pinoli está muito caro no Brasil, dei uma adaptada na receita que se tornou a queridinha aqui de casa e de muitos amigos meus – e espero que de vocês também!”
INGREDIENTES
1 berinjela média cortada em cubos pequenos 
1 cebola roxa cortada em cubos pequenos 
1/3 de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos 
1/3 de pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
1 dente de alho triturado na faca
3 folhas de manjericão fresco 
3 colheres de sopa de aceto balsâmico
10 nozes picadas
Azeite (o quanto achar necessário) 

MODO DE PREPARO
Em um frigideira grande, coloque o azeite, cebola roxa e o alho e refogue por 3 minutos. Adicione os pimentões em seguida. Deixe cozinhar por mais 3 minutos. 
Adicione a berinjela, e deixe cozinhar por 5 minutos mexendo de vez em quando para não grudar e para que todos os ingredientes fiquem bem misturados e com um gosto homogêneo. 
Após 5 minutos, jogue o aceto balsâmico e mais uns fios de azeite. O aceto vai evaporar e ficar com um gostinho mais leve, não muito ácido. 
Desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão e as nozes, mexendo bem! 
Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. 
“Enquanto esfria, vamos pensar em como comer essa deliciosa preparação?! Podemos comer com torradinhas, tipo bruschetta ou com uma saladinha. Ela também fica ótima como acompanhamento de carnes leves, como filé de frango e peixe assado. O rosbife também é uma boa pedida. Ah! Pode ser recheio de lasanha também, fica uma delícia! 
Se achar ou gostar de comer de alguma outra forma, compartilhe com a gente! ;) Espero que tenham gostado! Beijos e boa semana!!!”

Bia Diniz