Nada como um petisco bem rapidinho de preparar, mas cuja apresentação é tão especial que parece que a gente passou horas e horas no cozinha, não é verdade? Eles são os melhores, rsss!! Hoje, a Letícia Bittencourt, à frente do blog Cozinha Vibrante, vai nos ensinar uma receita de brusquetta desse tipo que vai fazer um sucesso absurdo com os seus convidados, principalmente com aqueles apaixonados pela culinária japonesa. Isso porque ela leva, além de fatias de atum fresco e algas hidratadas, um creme feito com wasabi, aquela pasta picante e verdinha que acompanha os sushis, sabe? Hummm… delícia, né? Pois chegou a hora de anotar a receita e aproveitar:

INGREDIENTES

1 baguete ou pão italiano

1 embalagem de cream cheese (150g)

2 a 4 colheres de chá de pasta de wasabi*

400g de atum fresco

2 colheres de sopa de alga seca a gosto*

1 caneca de missoshiru (ou substitua por água)

manteiga a gosto

azeite a gosto

sal e pimenta do reino a gosto

*Vendidas em supermercados ou mercearias japonesas. A pasta de wasabi é encontrada em uma embalagem de tubo, como se fosse pasta de dente. Já a alga é vendida desidratada, em saco.

MODO DE PREPARO

Corte o pão em fatias, passe manteiga em um dos lados e leve para dourar no forno pré-aquecido a 200° por cerca de 5 a 10 minutos ou até que esteja macio por dentro, mas com a casca levemente crocante.

Misture o cream cheese com 2 colheres de chá de wasabi, prove e veja se quer adicionar mais wasabi.

Corte o atum em fatias finas. Assim que terminar de cortar, caso não vá montar as brusquettas logo em seguida, deixe o atum, tampado, na geladeira.

Hidrate a alga no missoshiru quente (dilua 1 saquinho de missoshiru em 1 caneca de água quente) ou hidrate-a simplesmente direto na água quente, porém não fervente, por 5 minutos. Após hidratada, escorra a alga em uma peneira.

Prepare as bruschettas passando o creme de wasabi, colocando a fatia de atum, a alga hidratada e finalizando com sal, pimenta do reino e azeite a gosto.

Decore com folhinhas ou flores comestíveis, se quiser.


Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante