Como ter um Dia das Crianças bem diferente com os pequenos? Tá aí um tópico que dá pano pra manga, né? Tem quem prefira recorrer ao bom e velho presente, a um passeio bem legal ou planejar um dia de brincadeira em casa mesmo, como mostramos neste post AQUI. Seguindo esta última proposta, que tal colocar em prática alguma atividades lúdicas bem caseiras que, além de muito divertidas, vão ajudar no desenvolvimento do seu filho ou filha? Para isso, fomos buscar inspiração no método montessoriano

Para quem não sabe, o método montessori é um sistema de ensino desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori, lá no início no século 20. Ela defendia que o desenvolvimento das crianças se dava a partir das atividades motoras e sensoriais, pois é por meio do toque que elas poderiam explorar e conhecer o mundo ao seu redor. Sendo assim, as brincadeiras inspiradas no método buscam chamar a atenção dos pequenos através dos sentidos, para desenvolver a concentração, o equilíbrio, coordenação motora, a memória, criatividade, etc…

COORDENAÇÃO MOTORA, CONCENTRAÇÃO E EQUILÍBRIO.

Os brinquedos educativos serão seus aliados nesta brincadeira. Os tradicionais bloquinhos de montar garantem bons momentos de diversão e ainda trabalham a coordenação motora dos bebês e crianças menores. Aqui no Casa de Valentina temos estes lindos, da Kubiko Brinquedos, olha só: 

Usando os blocos, você pode criar também um joguinho como este: 

As brincadeiras de encaixe são ótimas para treinar a concentração. Estas formas de EVA são superfáceis de fazer e incentivam os pequenos a passar os fios pelos furinhos, trabalhando também a coordenação motora. 

Este brinquedo de encaixe é feito de papelão. Veja o passo a passo aqui

Um joguinho de boliche como este, à venda aqui no site pela Bambole Store, também ajuda a desenvolver a coordenação motora, a concentração e o equilíbrio:

Existem brinquedos específicos que trabalham o equilíbrio. Geralmente são como os bloquinhos, mas que devem ser empilhados em algum tipo de superfície curva ou irregular. A Kubiko produz este brinquedinho superbacana, um barco de equilíbrio, olha só:

MEMÓRIA

O bom e velho jogo da memória, além de muito divertido, também é um ótimo aliado do ensino. Além de desenvolver a memória, também pode trabalhar as formas e cores. Você pode fazer o seu, seguindo o este tutorial.

Esta outra brincadeira ensina a diferenciar as diversas tonalidades e agrupá-las: 

Já esta faz a criança relacionar o brinquedo com o desenho correspondente:

SONS 

Estes instrumentos musicais feitos de papelão e embalagens de produtos, além de muito graciosos, aguçam o sentido auditivo. Veja como fazer os seus AQUI e AQUI


ALFABETIZAÇÃO

Para os pequenos que já entraram na fase de alfabetização, vale testar estas três atividades:

Na primeira, os pequenos precisam agrupar os objetos de acordo com as letras do alfabeto

… Na segunda, eles terão que relacionar o número escrito no pregador com a quantidade de estrelinhas coladas no papel:

… E na terceira, os pequenos escreverão cartinhas para os amigos e familiares. Uma graça, né?

O que achou das dicas sobre brincadeiras montessorianas? Se você está querendo aderir ao método, vale também decorar o quartinho do seu filho/a de acordo com os ensinamentos montessorianos. Estes posts irão te ajudar: DECORAÇÃO MONTESSORIANA e QUARTO MONTESSORIANO EM 5 PASSOS

Pinterest | Soldaeira | Playand Grow | The Rigneys | Petit and Small | Little Helsinki | How We Montessori | My Makedo | Pasándolo Pipa