Foto: Curtis Adams / Pexels

Já ouviu falar em “boiserie”? Talvez não pelo nome, mas tenho certeza de que você já conhece a técnica! Boiserie é o nome dado à aplicação de revestimentos na parede que imitam molduras, tendência na decoração contemporânea.

Esse estilo de parede surgiu ainda no período Rococó, e era utilizado pela realeza francesa dos séculos 17 e 18 para isolamento térmico e também como marca de elegância. Traduzido literalmente, “boiserie” significa “feito de madeira”, e no passado até podia ser assim, mas atualmente encontramos as molduras feitas em gesso, poliuretano e até mesmo cimento.

Por ter esse tom bem clássico dos franceses, as molduras costumam ser usadas em ambientes mais sóbrios e minimalistas. Mas isso não é regra, e projetos que apostam na combinação de boiserie com cores vibrantes podem ter resultados surpreendentes! No Open House que gravei com o Eduardo Machado, por exemplo, as molduras se destacam em paredes verdes e com papel de parede bem chamativo, dá só uma olhada.

Outra dica de aplicação da boiserie é como cabeceira, dando efeito de sofisticação ao quarto. Ela também é perfeita para ser usada na tendência de pintar apenas meia parede, e apesar de ser mais comum em salas ou quartos, também pode se aplicada em banheiros e cozinhas.

E você, o que acha da técnica? É super interessante como ela persiste na decoração dos lares através dos séculos e dos estilos. Hoje, por exemplo, um apartamento mega moderno pode contar com boiserie nas paredes de seus cômodos sem causar estranheza. Muito pelo contrário, a técnica é perfeita para dar um ar sofisticado, chique e contemporâneo.

Fotos: Pexels / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉