Quem resiste a um pote de batatas-fritas bem crocantes e quentinhas, né? Tarefa quase impossível!! Rsss… Se você também adora essa guloseima, mas está tentando manter uma alimentação mais saudável e equilibrada, vai amar a receita de hoje – e a criançada também!! A Letícia Bittencourt, do blog Cozinha Vibrante, mandou pra a gente o passo a passo dessas batatas com páprica picante que são feitas no forno, mas que não perdem em nada para a versão frita da receita. Aliás, arrisco dizer que elas são ainda mais saborosas graças ao temperinho especial e aos molhos que acompanham o prato. 

Bom, a receita da Letícia rende 4 porções e você consegue prepará-la em apenas 15 minutinhos. Depois é só deixar as batatas dourando no forno por aproximadamente 1:20h a 1:40h. Aqui vai:

INGREDIENTES

6 batatas médias (espécie baraka ou ágata)

óleo vegetal, sal, pimenta do reino, páprica picante e orégano seco a gosto

alguns dentes de alho com casca (opcional)

MODO DE PREPARO

Lave as batatas. Caso a batata esteja muito suja, use uma escovinha. A importância de lavá-las é que elas serão cozidas com a casca. Seque bem com um pano de prato – secá-las completamente é um dos segredos para que elas fiquem crocantes.

Corte as batatas em tiras, em formato de batata-frita. 

Coloque-as em uma tigela grande e tempere com óleo vegetal, sal, pimenta do reino, páprica e um pouquinho de orégano seco, “massageando”, com as mãos, as batatas com o óleo e os temperos. Não coloque toda a quantidade de sal e páprica antes de assar, deixe um pouquinho para quando tirar a batata do forno, fica mais gostoso assim.

Coloque as batatas em uma assadeira, de preferência anti-aderente, as fatias lado a lado, deixando um pequeno espaço entre elas. É importante não fazer mais de uma camada de batata, pois isso vai dificultar que elas fiquem crocantes. Se preciso, use mais de uma assadeira. 

Se quiser, coloque alguns dentes de alho com casca junto das batatas. Eles ficam deliciosos depois de assados!

Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos, depois aumente para 220º e deixe por mais 20 minutos, finalizando a 240º por mais aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas estejam crocantes por fora.

No dia dessas fotos, servi com creme de gorgonzola, molho barbecue e geléia de pimenta. O creme de gorgonzola é feito misturando gorgonzola à temperatura ambiente (cerca de 90g), cream cheese (uma embalagem de 150g) e creme de leite (o suficiente para ralear um pouco a mistura). Se quiser que o creme fique lisinho, bata-o no processador.

RESUMINDO… Os segredos para as batatas ficarem crocantes: secá-las bem antes de cortá-las; não economizar no óleo e massagear as batatas para que o óleo e os temperos cubram todas as fatias; quanto mais fininhas, mais crocantes elas ficam; colocar apenas uma camada de batata na assadeira, com um pequeno espaço entre uma e outra; não ter pressa para tirá-las do forno, se precisar, deixe mais tempo até elas ficarem crocantes por fora.

Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante