A gente sabe que é impossível prever o futuro, mas com muito estudo e observação, os caçadores de tendências conseguem determinar quais serão os próximos desejos da sociedade. E isso em diversas áreas, como moda, tecnologia, decoração… Então já é de praxe: antes de um novo ano começar, as empresas divulgam o resultado de suas pesquisas e falam sobre o que cada uma delas acha que vai fazer sucesso nos meses a seguir. E quando o assunto é cor, as grandes marcas de tinta são sempre as primeiras a se manifestar.
2014, por exemplo, promete ser uma miscelânea de cores vivas. Segundo a Suvinil, a cor do ano é a Curaçau Blue, um azul bem vibrante e alegre. Para os experts da Coral, o tom ideal se chama Lagoa Particular e é um pouco mais discreto e esverdeado. Enquanto isso, a marca Iquine garante que a nuance perfeita é o Amarelo Canjica e a Eucatex prefere o Tangerina. Já a Sherwin Williams aposta na Exclusive Plum, uma espécie de cinza arroxeado. E a Pantone, uma das empresas internacionais mais renomadas da área, acha que o Radiant Orchid (um violeta) é a bola da vez. Ou seja, cada marca tem a sua opção favorita e elas são bem diferentes entre si. Então qual será, afinal, a cor de 2014?
Bom, podem ser todas elas, já pensou? Mas para ajudar a entender um pouquinho mais essa história, nós fomos atrás de dois especialistas no assunto: o arquiteto Gustavo Calazans e a designer de interiores Gislene Lopes. E então? Quer ouvir a opinião deles?

Por Gustavo Calazans
"Eu achei que algumas cores são um déjà vu, principalmente o amarelo e o cinza. Azul e tangerina são tons que estão em alta em todas as publicações internacionais, mas sinto que o cinza chegou para ficar, daí ele ter sido escolhido novamente como cor do ano. As pessoas estão buscando mais aconchego, ninhos urbanos que lhes deem a sensação de pertencimento, e daí essas nuances um pouco mais escuras nos remetem a espaços uterinos. Além disso, as opções vibrantes como amarelo, laranja e azul claro funcionam muito bem com tons mais neutros e calmos – olha o cinza aí de novo. Vejo certa harmonia neste novo arranjo."

Por Gislene Lopes
Apesar de ser a autora desse projeto multicolorido AQUI, Gislene Lopes prefere cores mais suaves. "Dentre estas, a minha preferida é a Exclusive Plum, pois é diferente, suntuosa, sofisticada e arrojada. Não é cansativa, além de ser fácil de combinar com a decoração como um todo. Uma dica útil é sempre aplicar cores neutras em peças grandes e cores fortes em peças pequenas, para não enjoar."

E agora, com vocês, as cores de 2014… Você tem alguma favorita?

Fotos via Casa Claudia | Pinterest | Bright Bazaar