Por Regina Meira e Eunice Fernandes     Art Deco é um estilo de arte e design que na década de 20 tornou-se modismo internacional.Iniciado em Paris, o movimento derivou-se de uma mistura de estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, marcadamente como uma modernização do Art-nouveau [estilo com formas mais rebuscadas]. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis ficaram geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objectos têm decoração moderna, forma simplificada, trazendo a influência cubista para o cotidiano.            

Wiki: O estilo deve seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes), realizada em Paris, em 1925. Na mostra, nus femininos, animais e folhagens são apresentados em cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas.      

 
 
    
 
  

Esta é uma reprodução recente executada por uma indústria de móveis localizada no interior de São Paulo (www.roso.com.br), para atender uma cliente que se encantou com  foto do móvel original.