Fotos: João Paulo Garcia/ Divulgação

Este apartamento para dois com visual arejado, contemporâneo, materiais naturais brasileiros e acabamentos rústicos é do diretor criativo, stylist e fundador do Garcia Studio, João Paulo Garcia e fica em Uberlândia. O projeto foi pensado pelo escritório Inpar Arquitetura e é distribuído em pouco mais de 100 metros quadrados. 

O imóvel conta com cozinha integrada as salas de modo a privilegiar a área social para que os moradores pudessem receber bem e curtir diariamente cada espaço, mesmo que a dois. Tudo isso indo em direção a uma linha minimalista com base off white. No canal você confere a tour completa com o João Paulo Garcia, e aqui no blog uma conversa com ele contando algumas curiosidades do projeto.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual a história do apartamento e sua relação com ele?

João Paulo Garcia: A história do meu apartamento já começa muito especial porque é o meu primeiro apartamento morando com meu namorado e, além de se fazer parte da nossa história, foi a primeira casa que eu consegui idealizar depositando a minha identidade de fato. Eu como designer e produtor de arte carrego muitas referências, valorizo muito a história por trás de cada objeto e meu apartamento carrega um pouco de nós em cada cantinho, até mesmo em detalhes que eu e meu namorado idealizamos e ele mesmo concebeu.

CV: Quais reformas foram feitas ao longo do tempo no imóvel?

João Paulo Garcia: Foi feita uma reforma que aconteceu após a entrega da construtora. É um prédio novo que nos foi entregue com acabamentos e plantas bem tradicionais, o que não tinha muito a ver com a gente.

CV: Como foi pensada a paleta de cores da decoração?

João Paulo Garcia: A paleta de cores carrega o nosso estilo pessoal de sempre optar por tons neutros e claros, esse visual sintético reflete na minha vida pessoal e no meu trabalho, que sempre vai para uma linha minimalista. A base off white e silenciosa representa para nós um refúgio para a mente e é a proposta ideal para explorar texturas, formas, objetos e até poucos pontos de contrastes que dizem tanto sobre nós.

CV: O que pode ser dito sobre os materiais utilizados no projeto?

João Paulo Garcia: Priorizamos desde o início por materiais naturais brasileiros e acabamentos mais rústicos. Sou apaixonado por pedras e isso aparece bastante em bancadas redesenhadas pela Inpar Arquitetura e também em mobiliário. O lavabo também reflete muito essa escolha do nosso projeto.

Outro detalhe que reflete muito isso é o acabamento das paredes e tetos, que foi inspirado no limewash – um efeito/textura que deixa as superfícies com uma aparência ligada aos desgastes do tempo, o que pra nós se torna uma poesia. Esse efeito foi nos apresentado pela Intre Design antes do projeto de fato e amamos!

CV: Quais eram os seus principais desejos para o apartamento? O que não podia faltar?

João Paulo Garcia: O principal objetivo era privilegiar a área social para recebermos bem e curtir diariamente cada espaço mesmo a dois. Além disso, como o Tarcísio (meu namorado) gosta muito de cozinhar, deixar a cozinha integrada às salas era uma das nossas maiores vontades. Sobre a estética, também tínhamos pontos que não abriríamos mão: um visual arejado,  contemporâneo e sem muito peso visual de marcenaria.

CV: Como é feita a distribuição dos cômodos? Quantos metros quadrados tem?

João Paulo Garcia: O apartamento tem pouco mais de 100 metros quadrados, e o projeto da Inpar Arquitetura optou por deixá-lo bem integrado, para trazer amplitude e conexão entre as atividades sociais. A área íntima já nos foi entregue bem generosa em relação ao espaço, e o projeto trouxe a estética que queríamos.

CV: Quais objetos têm valor sentimental? Se puder falar um pouco sobre cada um deles

João Paulo Garcia: Em praticamente todos os cantos têm objetos de valor sentimental, coisas que eu e o Tarcísio criamos, artigos que herdei de família, garimpos que vou trazendo de viagem e tudo isso vai contando muito sobre nossa personalidade. Além disso, como eu trabalho com styling e tenho uma mente inquieta quando o assunto é visual, sempre vou movimentando e reorganizando esses objetos de acordo com o humor do momento. Como destaques, ressalto a mesa de cimento branco desenhada pela Intre Design e produzida pelo Tarcísio, a tela gráfica da sala principal que eu criei fazendo uma releitura do Abaporu e uma sapateira que herdei da minha família e faz as honras no hall de entrada.

CV: Qual sua parte favorita do apartamento?

João Paulo Garcia: Difícil escolher uma só, pois me sinto acolhido em cada ambiente. Mas amo o mood do meu lavabo, natural e minimalista, pois me transmite paz e me leva pra viajar dentro de casa.

CV: Tiveram soluções inteligentes pensadas para o aproveitamento de espaços?

João Paulo Garcia: O projeto da Inpar Arquitetura foi muito incrível também nesse quesito. A minha cristaleira, por exemplo, foi desenhada para ser embutida em um espaço que seria completamente inutilizado por ter algumas vigas e pilares em lugares que incomodavam. A questão da integração dos espaços também foi uma solução deles e nos proporcionou a amplitude tão desejada.