O apartamento garden ou “giardino” nada mais é do que um imóvel residencial com uma área externa privativa situado no primeiro andar ou térreo de um edifício. No passado, os apartamentos térreos geralmente eram ocupados pelos zeladores dos prédios, pois lá eles podiam guardar equipamentos e ter acesso às áreas comuns com rapidez. 

Por conta disso, dos ruídos vindos da rua e da facilidade de “espiarem” a área privativa pelos andares superiores, esses apartamentos costumavam ser menos buscados e ter valores mais em conta. Mas a lógica vem se alterando conforme projetos interessantes de arquitetura e decoração de interiores são criados de forma a valorizar esses espaços de área externa. 

A maioria dos apartamentos garden contam com áreas abertas recheadas por plantas. Talvez por isso que esse tipo de imóvel carregue “garden” – em inglês, jardim – no nome. Porém, as possibilidades de decoração desse espaço vão muito além de um paisagismo minimamente planejado.

É possível aproveitar o ambiente para fazer um quintal, um deck, instalar uma piscina, uma jacuzzi, montar um jardim, projetar uma área de convivência ou até mesmo transformá-lo no seu spa pessoal. Opções não faltam quando se trata de aproveitar o apartamento garden para criar uma área de lazer particular, seja para receber ou não. As possibilidades são tantas que muitos apartamentos garden, inclusive, assemelham-se a casas devido a suas áreas externas, que unem todo o aconchego das residências térreas com a segurança dos prédios.

Entretanto, se você mora ou pretende morar em um apartamento garden, alguns pontos devem ser levados em consideração para que o espaço possa ser aproveitado sem complicações. Uma das grandes queixas de quem tem uma área ao ar livre no térreo é a facilidade com que as pessoas que moram nos andares superiores podem visualizar o local. Para evitar que isso aconteça, e ainda para proteger o ambiente do sol e da chuva, o ideal é cobrir a área com um pergolado, toldo ou gazebo.

Além disso, alguns condomínios cobram maiores taxas para apartamentos gardens do que para outros andares, por isso vale conferir essa questão se você estiver se mudando para um imóvel do tipo. Por fim, deixei algumas imagens de um apartamento garden para você se inspirar :)

Fotos: Julia Herman/ Divulgação // Escritório: Dudi Duarte

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉