Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Um apartamento recheado por histórias de diferentes países e culturas, mobiliário restaurado e cores escolhidas minuciosamente. Essa é a casa onde mora Socorro e Manuela Magno, mãe e filha proprietárias da Maison Singular que, baseada na experiência de vida delas, coloca à venda acessórios únicos feitos à mão.

Conforme adentramos o lar, é possível perceber que a Maison é muito mais do que um simples trabalho para Socorro Magno: é fruto de sua vivência. Casada com um diplomata, já viajou e morou em diversos países ao redor do mundo, captando referências e aprendendo diversas técnicas de aplicação de cores, restauração e artesanato.

Por isso, gravar um Open House pelo apartamento de Manuela e Socorro foi um verdadeiro prazer! Cada cantinho do living possui uma história de como chegou, quando e porquê ainda está ali. Ali, no apartamento delas, entra-se com um olhar e sai com outro, muito mais aberto para diferentes culturas, artistas e períodos históricos!

Por aqui, você confere mais detalhes sobre o projeto em um bate-papo que tive com mãe e filha. Já no canal, o vídeo completo que está imperdível.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi a inspiração e história do projeto?

Maison Singular: A palavra que resume a inspiração para todo novo projeto é harmonia. Meu marido é diplomata e eu venho de uma família que também exerceu essa função. Por isso, ao longo da nossa vida, moramos em diferentes países, cada um com uma cultura rica e diversa, que sempre nos ensinava algo. Essa necessidade de mudança periódica fez com que entendêssemos como otimizar o nosso espaço para que o evento da mudança pudesse ser cada vez mais fluido e menos interruptivo em nossas vidas. Na Europa, por exemplo, os apartamentos e casas possuem poucos armários, os europeus têm o hábito de comprar poucas coisas e usar por muito tempo. Por isso dou sempre preferência a objetos multifuncionais, como por exemplo cômodas. Como somos sempre locatários, funcionalidade é o tema central sempre. E para criar a harmonia em torno da funcionalidade, gosto de apartamentos e casas que tenham pé-direito alto, espaços arejados e bem iluminados. E então, como colorista, trabalho com as cores para comunicar e integrar os espaços.

C.V.: Quais foram os principais pontos e/ou destaques deste projeto?

Maison Singular: O destaque deste projeto era poder expor as pequenas coleções que tenho de vidros franceses e as minhas esculturas. Sou colecionadora de antiguidades. Acho que o projeto precisa ter a personalidade do morador. Sou colecionadora de arte e antiguidades. Então neste apartamento eu escolhi destacar as coleções de vidros franceses Charder, Gallé, Lalique, Legras e esculturas.

C.V.: Poderia nos contar mais curiosidades sobre o apartamento e tudo o que há nele?

Maison Singular: Eu gosto muito do vitreau e o bar que criei ao redor dele. Esse vitreau é plexiglass. Em Montreal moramos em um prédio do século 18 e que foi transformado em hotel. O projeto de retrofit foi todo inspirado no século 18, preservando a história do imóvel. Os donos do prédio eram um decorador e um médico, que transformaram o último andar do hotel no apartamento deles. Este vitreau ficava em uma das janelas da sala para amenizar a brutalidade das escadas de emergência de ferro que ficam do lado de fora do prédio. Ele era uma peça que parecia completamente deslocada mas que trazia muita personalidade ao integrar um contraste lindíssimo do apartamento: de um lado você tinha a vista da Catedral de Notre Dame, que é uma réplica da original em Paris, com o Vieux Port ao fundo e do outro lado as escadas de emergência típicas de Nova Iorque. Era a união do antigo com o moderno. Eu gostei tanto do vitreau que os donos nos presentearem com ele quando fomos para a Romênia. A casa que alugamos era do século 19 e já toda reformada porque antes de nos mudarmos a casa abrigava uma galeria de arte. Conversei com a dona para entender a história da casa e fiz a decoração inspirada nessa época, e pude criar um espaço lindo de destaque para o vitreau fazendo um jogo de cores com uma porta das entradas que era roxa. Adoro esse vitreau porque ele é muito versátil.