Fotos: Julia Herman / Divulgação

Há cerca de um mês, gravei um Open House mais do que especial pelo apartamento da Socorro Magno. Além do resultado estético impecável e interessantíssimo, a história por trás de cada móvel e objeto presentes nos ambientes são únicas e nos ajudam a entender o que é uma casa com história. Afinal, casada com um diplomata, reuniu uma verdadeira coleção de artefatos garimpados mundo à fora ao longo da vida! Agora, tive a oportunidade de conhecer o apartamento de sua filha, Manuela, e como já diz o ditado: o fruto não cai tão longe da árvore, não é mesmo?

No mais novo Open House do canal, faço o tour completo pelo apartamento repleto de móveis herdados, com mescla de estilos e muitas dicas! A sensação que temos ao entrar nele é que estamos em um loft nova-iorquino, com canos à mostra, cozinha totalmente integrada com a sala e iluminação composta por spots cenográficos e cabos de aço. Mas logo percebemos que sua decoração vai muito além, resgatando pitadas do clássico e do contemporâneo.

Por aqui, você confere mais detalhes que a Manuela nos contou sobre o projeto e como foi chegar até o resultado final, além de fotos do apartamento. Já no canal, o vídeo completo recheado por dicas preciosas e muita história!

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é o nome do escritório/arquiteto?

Manuela Magno: Meu apartamento foi desenhado pela Gioco Arquitetura, liderado por Mariana Cardoso. Na época, Mariana havia trabalhado com Isay Weinfeld e trouxe consigo algumas bases e valores com os quais me identifiquei imediatamente. Dada a paixão da minha mãe pela arquitetura e meu próprio interesse na decoração, decidimos unir forças e trabalhar juntas nesse projeto excepcional, com uma colaboração a seis mãos. Fiquei extremamente satisfeita com o resultado, pois o projeto reflete perfeitamente minha personalidade e estilo.

C.V.: O projeto tem quantos metros quadrados?

Manuela Magno: O apartamento tem 110m2 e sinto que está muito bem distribuído.

C.V.: Quais são os cômodos? Algum em destaque?

Manuela Magno: O apartamento tem 2 quartos, um sendo suíte, 1 banheiro/lavabo, uma sala de estar e uma cozinha integrada com a sala. O destaque deste apartamento para mim é a sala porque está integrada com a cozinha e a decoração refletiu bem a minha personalidade.

C.V.: Qual foi a inspiração do projeto?

Manuela Magno: Eu me inspirei nos lofts de Nova Iorque, mas eu queria algo com um toque mais feminino. Acho que as paredes “aparentes” com o cal traduzem este sentimento. Também gosto muito dos ambientes londrinos porque misturam o tradicional com o charme e da Pottery Barn, marca Americana, que mistura o rústico com o chique. Eu queria que ao entrar no apartamento eu me sentisse abraçada.

Outro ponto é que eu tinha alguns mobiliários de gerações da minha família. A Gioco me ajudou a valorizar cada peça, e criar um apartamento com ambiente jovem. Para concretizar a ideia, mesclamos peças clássicas com uma linguagem bastante industrial. Para valorizar ainda mais essa linguagem, a Mariana optou por iluminação sobreposta à laje com fios de aço (arandelas) e “spots” cenográficos. Também foi utilizado tijolos aparentes e adicionamos um segundo caixilho em frente às janelas existentes, já que eu não gostava dos caixilhos originais e o prédio não permitia que eu removesse o antigo. Essa abordagem permitiu preservar a fachada do edifício, enquanto me proporciona uma acústica aprimorada e realçava ainda mais o conceito industrial que buscávamos.

Ao final, o resultado foi um apartamento que reflete minha personalidade e estilo, combinando elementos de diferentes inspirações de forma harmoniosa.

C.V.: Quais foram os principais pontos e/ou destaques deste projeto?

Mariana Cardoso (arquiteta do projeto): Esse edifício é da década de 70, época quando os edifícios modernistas eram projetados com a estrutura independente das paredes de vedação, o que possibilita criar o layout que melhor nos atende. As modificações feitas nesse apartamento foram incríveis.

Quando a Manu e a Socorro procuraram nosso escritório, elas ainda não haviam comprado o apartamento, porque precisavam saber se a estrutura permitiria fazer as modificações que elas imaginavam. Fizemos um estudo de como era a estrutura do apartamento e tivemos uma grata surpresa, nós poderíamos remover as paredes e criar ambientes completamente integrados. Para mim o destaque desse projeto foi a troca da posição da lavanderia com a cozinha. A cozinha ficava em um local sem luz, e não tinha conexão com a sala. Conseguimos inverter posições. A cozinha ficou com uma baita janela e integrada à sala e a lavanderia ficou mais compacta, recebendo iluminação e ventilação direta dessa janela que deixamos para a cozinha. Aproveitamos também um banheiro de serviço pequeno, que para a Manu tinha pouca utilidade, para colocar a geladeira, então a geladeira pode ficar embutida na marcenaria.

C.V.: Sua personalidade contribuiu para que o projeto tivesse esse resultado final?

Manuela Magno: Acredito que os aspectos sobre a personalidade e estilo de vida do morador são importantes valores que devem se refletir na arquitetura e decoração. Sou uma jovem empreendedora que valoriza a arte e aprecio a história de objetos, especialmente os que foram passados de geração em geração em minha família. Por exemplo, hoje a mesa do bar tem uma base que era a máquina de costura da minha avó paterna. Embora eu tenha usado a máquina em um ambiente diferente do que geralmente é visto, o significado da relíquia permanece o mesmo.

Além disso, adoro receber amigos em casa e, quando chegou a hora de reformar meu apartamento, não hesitei em priorizar a criação de uma cozinha que atendesse plenamente a essa necessidade. Para mim, era essencial ter um espaço que fosse funcional e convidativo, permitindo que eu desfrutasse dos momentos de convívio com meus amigos. A cozinha se tornou o coração do apartamento, um local onde podemos cozinhar juntos, compartilhar histórias e criar memórias especiais. Valorizando o trabalho da equipe de design, a Gioco Arquitetura compreendeu minha visão e conseguiu transformar minha cozinha em um ambiente acolhedor, que combina perfeitamente funcionalidade e estética.

C.V.: O projeto teve alguma mudança arquitetônica? Quais?

Manuela Magno: Desde o início eu destaquei para o Gioco a necessidade de ter ambientes integrados e espaço abundante para armários, o que nos levou a remover um quarto para ampliar a sala. Na cozinha, optamos por instalar armários do chão ao teto, criando uma espécie de hall de entrada no apartamento. Utilizamos portas com sistema click, o que permitiu que os armários ficassem espaçosos e integrados à marcenaria, proporcionando uma aparência harmoniosa.

Além disso, como mencionei anteriormente, um dos pontos altos deste projeto foi a decisão de inverter a posição da cozinha com a lavanderia. Anteriormente, a lavanderia estava próxima a uma grande janela, enquanto a cozinha ocupava um canto sem janelas. Com essa alteração estratégica, a cozinha passou a estar integrada à sala, desfrutando de uma abundante iluminação natural e se tornando a protagonista do espaço. Essas mudanças transformaram completamente a atmosfera do apartamento, proporcionando ambientes integrados, otimizando o espaço e valorizando a iluminação, resultando em um espaço fluido e acolhedor.

C.V.: Por fim, há algo que queira destacar sobre o apartamento?

Manuela Magno: Para mim, era muito importante que o escritório de arquitetura refletisse a minha identidade. Eu precisava que o projeto valorizasse os meus móveis e objetos de forma integrada aos novos espaços. Como grande parte dos objetos foram adquiridos em lugares diferentes onde morei ou traziam consigo um pedaço da história dos lugares para os quais meus pais eram designados, eu precisava que essa história fosse muito bem contada. E quando eu entro em casa é isso que vejo. A minha história. A história da minha família.