Fotos: Alexandre Disaro/ Divulgação

Este apartamento com ambientes integrados e muita iluminação natural é da Catherine e do Leonardo e fica no bairro do Brooklin, em São Paulo. O casal comprou o imóvel de 50 anos com o intuito de fazer uma grande reforma que atendesse a todas as suas necessidades, e para essa empreitada contaram com o trabalho do escritório MNBR Arquitetos, do qual o primo de Catherine, Felipe Rezende, faz parte.

O resultado foi um apartamento pet-friendly com cobogós, pilares e vigas de concreto aparente, ventilação natural, sala de televisão, closet, três varandas e muito mais. No canal você confere a tour completa com a Catherine e o Felipe, e aqui no blog uma conversa com o arquiteto contando algumas curiosidades sobre o projeto.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais foram as principais modificações realizadas no imóvel?

Felipe Rezende: “Toda a infra-estrutura de elétrica e hidráulica foi refeita e modernizada, tornando possível com que eliminássemos todos os chanfros e ângulos das paredes existentes no layout antigo. Dessa forma, criamos ambientes com quinas retas, mais integrados e funcionais. O formato, tamanho e distribuição dos ambientes também foram repensados, o que envolveu demolição e construção de novas alvenarias e contra pisos. A parte estrutural (pilares, vigas, e lajes) foi mantida inalterada, pois trata-se da estrutura existente de um prédio com diversos andares. Descascamos então os pilares e vigas de concreto para mantê-las aparentes, apenas aplicando um verniz impermeabilizante incolor.”

CV: Itens de valor sentimental para o casal foram incluídos no projeto?

Felipe Rezende: “Sim. Eles adoram ler e os livros são tesouros para os dois, então aproveitamos para produzir os espaços com inúmeros livros do casal, além de alguns itens comprados em viagens. Vale ressaltar o quadro dupla face que fica na entrada social do apartamento, uma obra do artista Rox Rezende, que é meu tio e da Catherine e que faz diversas artes em aço.”

CV: Como foi pensado o projeto de iluminação do apartamento?

Felipe Rezende: “O projeto luminotécnico é um dos pontos fortes, pois foi feito para valorizar a harmonia dos materiais que utilizamos e a leveza que mencionamos anteriormente sem utilizar forro, mantendo assim o pé-direito mais alto. Para isso, usamos luminárias de piso, plafon de sobrepor, iluminação indireta em vários pontos, e outros pontos com iluminação focal nas artes e elementos marcantes da arquitetura. Essa mistura de tipo de luminárias e iluminação foi essencial para valorizarmos os pontos mais marcantes do projeto, atendendo os diferentes moods possíveis do casal de moradores.”

CV: Qual foi o principal desafio ao longo do processo?

Felipe Rezende: “O primeiro desafio foi juntar as diferentes vontades de cada um em termos de estilo em um projeto harmônico que agradasse igualmente os dois moradores. Ela possui gostos mais clássicos e ele gostos mais descolados e jovens, então o projeto envolveu muita criatividade. Pensamos em espaços com muita personalidade e que contassem com objetos que ambos gostassem, mas que dessem harmonia e leveza para cada ambiente.”

CV: Como as cores do apartamento foram escolhidas?

Felipe Rezende: “O branco foi o principal fio condutor do projeto, tornando possível o uso de diferentes materiais e texturas. A madeira do painel de Freijó lavado e os demais MDFs escolhidos para a área íntima também possuem tons mais claros e neutros, trazendo aconchego e refino de forma leve e despretensiosa. Estas tonalidades claras visam espaços atemporais, leves, e que combinem com a incrível claridade que conseguimos alcançar nos ambientes com o novo layout.”

CV: Em que estilo você enquadraria o projeto?

Felipe Rezende: “Consideramos um apartamento com estilo misto e contemporâneo, com muita leveza e atemporalidade. Os espaços revelam ideias que não surgiram através de conceitos ou estilos pré-estabelecidos, mas sim pelo entendimento profundo das questões pessoais dos clientes, seus perfis e gostos distintos, e os desafios apresentados pelo espaço para casar todas as suas vontades e desejos. Trouxemos por exemplo as molduras características de projetos mais clássicos e refinados nas paredes e teto da área social, mas ao lado descascamos pilares e vigas de concreto deixando esta estrutura aparente, o que gerou um casamento improvável entre o estilo clássico e estilo descolado rústico.”

CV: Como foi resolvido o desejo do casal de ter um closet no quarto?

Felipe Rezende: “Levantamos uma nova parede dentro do quarto que divide o espaço da cama do espaço do armário do closet. Ela foi feita de drywall e tijolinhos aparentes, permitindo criar um novo fluxo de funcionamento para a suíte do casal, sem perder a excelente área de armazenamento de roupas.”

CV: E de que maneira foi pensado o espaço da copa?

Felipe Rezende: “A copa e a cozinha são os ambientes conectores deste projeto, permitindo uma ligação harmônica entre área social e área íntima. Trouxemos materialidades presentes nas duas áreas para o espaço, e ainda quebramos com armários em tom de azul marinho, essenciais para trazer a personalidade única que é o centro de passagem e fluxo do apartamento. Tudo isso sem perder a essência geral do projeto como um todo.”