Fotos: Denilson Machado / Divulgação

Produção: Aldi Flosi

Como cidade grande que é, São Paulo carrega muitas São Paulos dentro de si. E quando a arquiteta Melina Romano percebeu que estava morando em um ponto da capital paulista que a impedia de aproveitar o potencial máximo da cidade, resolveu logo investir no icônico edifício Saint Honoré em plena Avenida Paulista para mudar completamente de ares.

E a mudança realmente foi completa! Encontrou um apartamento de 170m² com características originais preservadas do edifício projetado pelo renomado arquiteto Artacho Jurado, erguido em 1958, e com ele um prato cheio para os olhos afiados de Melina. Muitas dessas características foram preservadas, porém tantas outras foram atualizadas e repaginadas para que o apê coubesse na realidade da arquiteta e de sua família.

As paredes foram retiradas, o living integrado, e um grande sofá de 9 metros integra visualmente todo o espaço. Vigas e pilares foram expostos, enquanto as paredes receberam revestimentos texturizados e com detalhes enriquecedores. As folhas de madeira Nogueira mostram ao visitante a elegância do apartamento logo na entrada, seguindo pela cozinha integrada, e as obras de arte e peças de design assinadas trazem o contraste entre a base neutra e o estilo contemporâneo do décor.

Já na parte íntima, cada quarto foi pensado para ser o refúgio privado de cada membro da família. O quarto do filho mais novo (apenas dois meses!) recebeu uma aura de carinho e proteção com suas cores claras e acolhedoras. O do filho mais velho, Gael, dinossauros pelas paredes, uma cama que lembra uma cabana e toda a sua personalidade espalhada pelo cômodo. Já para o quarto do casal, elegância, calmaria e um papel de parede desenhado pela própria Melina, um banheiro grande onde podem tomar banho em família e armários em número contido para um estilo de vida de quem sabe o que precisa para viver.

Em uma mescla aconchegante, clean e integrada, o apartamento ganhou vida e a família de Melina não apenas vive nele, como também convive com o edifício e seus arredores. Por aqui, você confere mais fotos e a visão da arquiteta sobre o apartamento. Já no meu canal do Youtube, o vídeo completo em que fiz uma visita para lá de especial por todos os seus cômodos.

Ah! E para quem gosta do estilo de Artacho Jurado e seu icônico edifício Saint Honoré, vale a pena conferir o Open House que fiz pelo apartamento do fotógrafo André Cunha, com projeto por Memola Estúdio e Vitor Penha.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como surgiu a vontade de morar no edifício Saint Honoré?

Melina Romano: Eu sempre morei pela região desde a infância, e sempre olhei para este prédio quando passava e falava ‘um dia vou morar aqui’. Essa memória afetiva sempre me acompanhou durante os anos.

Casa de Valentina: E quando surgiu a decisão de se mudar?

Melina Romano: Morei em outro bairro, mas há algum tempo decidi morar no Jardins para poder viver mais a cidade. O prédio me veio à memória e eu e meu marido fomos ver se havia algum apartamento disponível por lá. Por acaso existia e conseguimos um apartamento original do prédio, com esquadrias muito marcantes, piso original, marmorite na entrada… Ficamos muito felizes de poder ter todas essas relíquias perto.

Casa de Valentina: A reforma foi total?

Melina Romano: Depois de comprado fizemos uma reforma total, mas preservamos alguns acabamentos, como o taco de madeira dos quartos, o marmorite do hall, as esquadrias da sala, o piso da varanda… Mas foi uma reforma total. O apartamento original só tinha um banheiro para três quartos. Fizemos uma suíte, adicionamos um banheiro, abrimos a cozinha para a sala para melhorar a iluminação… Foi uma reforma drástica tanto de instalações quanto de layout.

Casa de Valentina: Quais são os grandes destaques da decoração do apartamento?

Melina Romano: Nossa área social é toda integrada, pois o objetivo é viver o apartamento ao máximo. Os acabamentos também são parecidos, o que dá uma unidade muito grande ao projeto, sobretudo na área social. As áreas internas são mais neutras, minimalistas. A decoração tem um pouco de mim, um pouco do meu filho, um pouco do meu marido, e muita coisa com valor sentimental.

Living integrado de apartamento no edifício Saint Honoré

No living integrado do apartamento, as vigas foram expostas e a madeira Nogueira recebe os moradores logo na entrada. A obra de Tomie Ohtake pode ser vista sobre o bar.

Living integrado com sacada para a Avenida Paulista

Com um sofá de 9 metros que faz a integração visual do living, a varanda tem uma vista impressionante para a Avenida Paulista.

Quarto aconchegante do apartamento no edifício Saint Honoré

No quarto do casal, muito aconchego e um papel de parede lindo desenhado pela própria arquiteta Melina Romano.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]