Fotos: Denilson Machado / Divulgação

Localizado no icônico edifício Saint Honoré, projeto do renomado arquiteto João Artacho Jurado na Avenida Paulista, este apartamento é uma caixinha de surpresas. Apesar de ter passado por uma reforma completa nas mãos do Memola Estúdio e Vitor Penha, muitos de seus aspectos originais permanecem intactos e foram preservados, como a marca de “PERIGO” na parede e até mesmo um cofre!

Além das surpresas originais, muito de seu novo layout também surpreende por suas soluções inteligentes e autênticas. O lavabo, por exemplo, pode parecer um cômodo qualquer quando sua porta está fechada, mas basta vislumbrar seu interior para se deparar com espelhos, ducha mimetizada e um mictório. Detalhes que mostram o cuidado dos arquitetos para deixar o projeto de interiores único!

Com 160m², o conceito do apartamento visou criar uma atmosfera atemporal e inspirada em lofts de estilo industrial. Nele, materiais rústicos como o concreto e o tijolinho aparentes, mesclam-se perfeitamente ao aconchego de superfícies de madeira e objetos e mobiliário contemporâneo, além dos muitos garimpos espalhados pelo projeto.

Outra grande influência do projeto foi a profissão e personalidade do proprietário, o fotógrafo André Cunha. Pensando nas muitas fotografias que André tinha, o apartamento serve também como um pano de fundo para seu trabalho, expondo-o de uma maneira artística e harmoniosa.

Conferi todos esses detalhes e muitos outros no mais novo Open House do canal. Fiz uma visita completa pelo apartamento acompanhada pelo André e por uma das arquitetas do Memola Estúdio, a Veronica Molina, e não poderia estar melhor acompanhada para mostrar cantinho por cantinho do projeto.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quais foram as mudanças mais significativas no layout do apartamento?

Memola Estudio: As demolições de alvenarias foram concentradas na área molhada – cozinha, área de serviço e banheiro -, com a mudança de layout reconfigurando completamente os dois primeiros a fim de melhorar os fluxos e integrar a cozinha com a área social, e o remanejamento do espaço possibilitando a inserção de um novo banheiro social lado a lado com o banheiro da suíte. Todo o piso desta zona do apartamento foi modificado, com a instalação de piso cerâmico com aparência rústica e tom terroso na área de serviço e cozinha, vizinha à entrada.

C.V.: Como surgiu a caixilharia móvel do escritório?

Memola Estudio: Grandes trechos de alvenaria foram demolidos no corredor íntimo e entre a cozinha e a sala, substituídos por nova caixilharia móvel de madeira e vidro à meia altura com a qual se pode variar da integração total à parcial e ao isolamento dos ambientes. Com a sua marcação vertical de panos, os caixilhos dão ritmo e unidade à aparente casualidade das recorrências do tijolinho à vista e do concreto aparente – de presença marcante no espaço. No alto, eles são delimitados pelas vigas de concreto deixadas à mostra e, abaixo, pelas faixas de tacos de madeira que sinalizam as remoções das paredes com a sua tonalidade destoante daquelas do belo piso geral do apartamento, paginado em escama de peixe.

C.V.: Qual foi a influência do estilo industrial no projeto de interiores?

Memola Estudio: O universo industrial que participa do conceito do projeto está presente tanto nas instalações aparentes, com destaque para a rigorosa distribuição das tubulações ao longo de todo o apartamento, quanto nos elementos de aço inox que conformam as bancadas e móveis da cozinha e os móveis metálicos do escritório, instalado onde outrora havia um dos três dormitórios.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]