Se você me acompanha no Instagram reparou que estou imersa no assunto tijolos ultimamente rsss Como estamos construindo nossa casa tenho pesquisado – e muito – sobre os revestimentos, e uma das estéticas que mais adoro é a do tijolo.

Os tijolos, junto à outros materiais, são grandes responsáveis por estruturar a construção e, atualmente, podem ser encontrados de várias maneiras, como barro maciço vazado ou não, adobe, bloco de concreto, solo cimento (tijolo ecológico) e por aí vai. Além de cumprir o papel de alvenaria estrutural, o tijolo pode ser um recurso decorativo ou, melhor, as duas coisas ao mesmo tempo!

Hoje vou te mostrar 4 projetos em que os tijolos são elementos construtivos e estéticos fundamentais; você vai ver como esse material que faz parte de nosso dia a dia, é capaz de ser o ponto alto de uma arquitetura ou decoração de interiores!

1. ESCRITÓRIO PARA A FOTÓGRAFA

Escritório: Taller de Arquitectura
Local: Cidade do México – México
Fotos: Rafael Gamo / Divulgação

A fotógrafa mexicana Graciela Iturbide contou com os arquitetos Gabriela Carrillo e Mauricio Rocha, seu filho, para dar vida à seu escritório no bairro del Niño Jesús. O projeto seguiu a premissa de preservar a história e tradição dos materiais, atuando de forma contemporânea e permitindo sentir sua natureza.

Os três andares do edifício proporcionam experiências simultâneas de calor e vazio através dos tijolos expostos, que são bem comuns nas casas mexicanas. De mosaicos à paredes estruturais, o design inovador usando os tijolos equilibra os espaços internos, e conta ainda com muitas plantas, grandes aberturas e dois pátios deliciosos.

2. UMA CASA VENTILADA 

Escritórios: Iman Memar + Ali Rahi
Área: 252m²
Local: Kish – Irã
Fotos: Mohammad Hassan Ettefagh / Divulgação

Seguindo os desejos do morador de ter uma casa atual, fresca e bem iluminada, mantendo sua privacidade, os arquitetos Iman Memar e Ali Rahi encontraram no tijolo e na veneziana de madeira “Shenashir”(comumente usado no sul do Irã), as características ideais para transformar a casa.

Os espaços ficaram agradáveis tanto em dimensões, quanto na sensação térmica. A veneziana bloqueia os raios solares intensos, direciona o vento e proporciona a privacidade, contrapondo com as grandes janelas dos lados sul e norte, por onde entra a ventilação. O tijolo também suaviza o clima dentro da casa e cria um desenho lindo no interior quando a luz solar incide.

3. TRADICIONAL E ATUAL AO MESMO TEMPO

Escritório: Lenschow & Pihlmann
Área: 198m²
Local: Nordby – Dinamarca
Fotos: Hampus Berndtson / Divulgação

Inspirada nas casas tradicionais de Nordby, o escritório Lenschow & Pihlmann desenvolveu uma arquitetura com espaços amplos e protegidos dos ventos fortes da ilha de Fano. A paleta escolhida para o décor é clara e acolhedora, traduzida pelo uso de acabamentos rústicos como a madeira e o tijolo, criando uma mistura interessante entre a fachada bem característica da região, e interiores com uma estética mais atual.

4. MUSÉE YVES SAINT LAURENT MARRAKECH

Escritório: Studio KO
Área: 4.000m²
Local: Musée Yves Saint Laurent Marrakech – Marrocos
Fotos: Dan Glasser / Divulgação

É em Marrocos que fica o Museu Yves Saint Laurent Marrakech, na Rue Yves Saint Laurent, adjacente ao famoso Jardim Majorelle; uma homenagem ao trabalho do icônico estilista francês que abriu suas portas em 2017. Projetado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier, o edifício possui um espaço de exposição permanente de 400m², com cenografia de Christophe Martin; 150m² para exposições temporárias; auditório com 130 lugares; livraria; café-restaurante com terraço; e uma biblioteca com 5 mil títulos.

Estudando o estilista, os arquitetos notaram dualidade entre curvas e linhas retas, além de uma sucessão de cortes soltos e limpos. Portanto, do lado de fora o edifício carrega formas cúbicas revestidas com tijolos, que remetem aos fios de tecidos; e o interior foi inspirado no forro de uma jaqueta de alta costura: luminosa, aveludada e suave. O museu foi construído com tijolos produzidos por um fornecedor local, concreto, granilite e mármore marroquino, em tons terrosos.

Em colaboração com a X-Art, todos os ambientes possuem sistema de ar condicionado completo com controle de temperatura e umidade, e junto à I.C.O.N, instalou-se iluminação apropriada para cada área externa e interna – ambos para garantir que cada peça exposta permaneça perfeitamente preservada. No auditório, onde acontecem shows, exibições de filmes e conferências, a acústica foi idealizada junto ao Theatre Projects Consultant, e no décor, as poltronas verdes relembram o trabalho do estilista.

Fontes: Ignant.com; Archdaily.com; Lenschowpihlmann.dk; Danglasser.com; Archello.com; Architectural-review.com