Foi-se o tempo em que um apartamento de 70 m² era considerado pequeno. Quer a gente queira ou não, os imóveis compactos estão na moda, então não restam muitas alternativas a não ser a adaptação. Temos que nos reeducar a viver com menos (espaço e coisas) e a otimizar ao máximo a decoração: móveis multiúso, peças que dobram e esticam, marcenaria planejada com encaixes perfeitos para aproveitar cada centímetro… e organização, porque um cômodo organizado vale por dois. É preciso também levar em conta a rotina dos moradores para delimitar os cômodos e dispor os móveis da melhor maneira possível, já que a casa deve ser funcional.

 

No caso desse microapê em Paris com escassos 25 m², as funções não seguem exatamente um padrão: a moradora, que fazia questão de receber bem os amigos, queria uma cozinha o mais ampla possível (considerando os metros disponíveis), então o cômodo foi centralizado na planta e ganhou bancadas abertas. Como o home office também era importante e precisava ser confortável, ele ocupa um ponto de destaque no layout. As prateleiras abertas ajudam a manter tudo arrumado e não pesam visualmente como os armários convencionais.

 

Portas comuns também saíram de cena e foram substituídas por cortinas, que isolam guarda-roupa e banheiro sem atrapalhar a passagem durante a abertura. Mas talvez o cantinho mais controverso de todos seja o "quarto" — que se resume a um mezanino onde só cabe a cama de casal mesmo. Com teto rebaixado inclinado e duas escadas isoladas (uma para cada lado da cama), ele lembra um ninho suspenso. É aconchegante? Talvez. Mas acordar com sono e ter que descer uma escadinha frágil não parece lá a melhor ideia do mundo. Vocês copiariam?

 

Tránsito Inicial