Cobertura com Cara de Casa

Home  /  Projetos  / Cobertura com Cara de Casa
03 2021

Cobertura com Cara de Casa

05 mar, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia

Escritório: QuartoAndar Arquitetura
Área: 360m²
Local: Rio de Janeiro – RJ
Fotos: Leonardo Costa / Divulgação

O bairro Jardim Oceânico abriga esta cobertura que passou por readequação completa do layout. Antes, os cômodos eram pequenos e fechados, e a área externa bem espaçosa, mas mal aproveitada. O principal desejo do cliente era uma cobertura com cara de casa, então o QuartoAndar Arquitetura começou o projeto pela redistribuição dos ambientes, que foram abertos para o jardim através da demolição de algumas paredes, permitindo maior entrada de luz natural e uma união da sala com o terraço.

A estante de livros foi executada em chapa de ferro, chumbada na parede e pintada da mesma cor da escada e das estruturas metálicas do restante do imóvel. Essa solução criou unidade e destacou não só os objetos de décor, como também a integração entre as áreas interna e externa.

O principal desafio foram as mudanças estruturais. Para abrir as paredes, vãos, mudar o local da piscina e refazer o telhado da laje, retirou-se o pergolado de concreto original, e solucionou-se um problema de escoamento de águas pluviais da cobertura, por meio de uma jardineira que abraça o terraço e retarda a descida da água. A troca do telhado original por uma laje coberta por grama criou mais um jardim para o segundo pavimento, que conta também com uma sala de música e jogos.

Os materiais estruturais ficaram aparentes, agregando um ar contemporâneo e descontraído para a cobertura. O piso em cimento queimado, elementos em madeira e em ferro, contrastam com o verde do jardim e das plantas, que criam uma sensação de aconchego e diminuem ilhas de calor, fator que em uma cidade como o Rio, é fundamental.

Fotos: Leonardo Costa / Divulgação

Profissional:

2021-03-09T14:29:42-03:0005, março|Tags: , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo