Casa térrea minimalista e com jardim como protagonista
23 out, 2025 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio
Escritório: Solange Calio Arquitetos
Paisagismo: LF Paisagismo
Área: 517m²
Localização: Catanduva, São Paulo
Erguida do zero para uma médica, um empresário e suas duas filhas, esta casa térrea assinada por Solange Calio traduz o desejo dos moradores em viver com conforto e leveza. Com 517m² construídos em um terreno de 1.000 m², o projeto foi concebido para proporcionar à família a sensação de estar sempre de férias, em um ambiente acolhedor, contemporâneo e conectado à natureza.
O resultado é uma casa horizontal, ampla e fluida, onde o jardim se torna o protagonista. Os ambientes se conectam visual e fisicamente por meio de grandes vãos e portas de correr que se abrem por inteiro, permitindo a integração total entre sala de jantar, sala de TV e varanda gourmet.
“Criamos grandes vãos com portas que se abrem por inteiro, permitindo, por exemplo, que a sala de jantar, a sala de TV e a área gourmet se integrem totalmente, dependendo da ocasião. Posicionamos a cozinha próximo à área gourmet externa para servir de apoio.”
A paleta de materiais reforça a harmonia visual e o caráter atemporal do projeto. Madeira de demolição lixada e tratada em tom esbranquiçado reveste fachadas, tetos, painéis e marcenarias, sempre com a mesma paginação. Já o piso e algumas paredes receberam textura cimentícia cinza crômio, que cria unidade e reforça o estilo minimalista da casa térrea.
“Por isso, todas as bancadas da casa são do mesmo granito Itaúnas e todo o piso e as paredes sem madeira receberam a mesma textura cimentícia cinza claro.”
Os moradores pediram uma brinquedoteca para as filhas, que no futuro poderá se transformar em um quarto, além de um espaço de meditação e uma área externa com muito verde. O paisagismo integra-se à arquitetura por meio de um jardim com lago, árvores e áreas de estar, que se estende até a piscina revestida em vidrotil verde com uma delicada cascata. A água vem do próprio lago, passando por baixo da piscina e criando uma conexão visual encantadora, especialmente para quem a observa da suíte do casal.
A decoração segue a mesma diretriz estética, com móveis de design brasileiro e marcenaria sob medida. No mobiliário, destacam-se peças assinadas por Carlos Motta, Guilherme Wentz, Jorge Zalszupin e Lucas Neves, que convivem em harmonia com o projeto arquitetônico. O tom neutro e claro predomina, com toques de verde que reforçam a integração com o jardim e pontos de cor em vermelho e vinho em ambientes como a sala de TV.
“Desenvolver este projeto foi muito prazeroso porque o terreno era muito bom e, desde o início, os clientes se mostraram muito seguros do que queriam. Por isso, nosso maior desafio foi atingir nossas próprias expectativas e a dos clientes para criar uma casa térrea moderna, minimalista e, ao mesmo tempo, com personalidade.”




Deixar um comentário