09 2025

Apartamento com jeitinho de casa e materiais naturais

26 set, 2025 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Joao Paulo Soares de Oliveira / Divulgação
Escritório: Nicole Finkel
Área: 260m²
Localização: Jardim Europa, São Paulo

Em meio às ruas arborizadas do Jardim Europa, ao lado do Shopping Iguatemi, um apartamento de 260m² ganhou vida nova no fim de 2024. Antigo, ainda com a planta original preservada, ele aguardava a oportunidade perfeita para se transformar em um lar. Depois de anos em busca do imóvel ideal, os moradores, já velhos conhecidos do trabalho da arquiteta Nicole Finkel e confiando em seu potencial, encontraram nele o espaço perfeito para realizar um sonho: viver em um apartamento que tivesse a atmosfera acolhedora de uma casa com seus dois filhos.

“Desde o início do projeto, nosso desejo era ter um apartamento amplo e integrado, que nos proporcionasse momentos especiais de convivência em família e também fosse um espaço agradável para receber amigos. Queríamos que fosse aconchegante, mas ao mesmo tempo leve e bem iluminado.”

A reforma foi integral, desde a iluminação à marcenaria, passando pela integração dos ambientes e pela escolha de materiais que evocam a natureza. Os pedidos eram claros: luz, aconchego, cores suaves e texturas naturais. Na sala, a parede de pedra moledo trouxe imponência e calor, um equilíbrio entre o rústico e o sofisticado. No banheiro do casal, o desejo antigo por seixos foi além: o espaço se transformou em um verdadeiro refúgio, com sauna, ducha, banheira e iluminação delicada, como um spa particular onde o tempo desacelera.

As surpresas de um edifício antigo se revelaram durante a obra, como prumadas, vigas e estruturas inesperadas. Cada obstáculo, no entanto, deu origem a soluções criativas. Uma viga invertida na sala, por exemplo, se transformou em bancada elegante, revestida com peças da LePRI. E, escondido sob um carpete antigo, o piso de madeira original foi descoberto como um tesouro. Restaurado, trouxe calor e história aos quartos da família.

“Priorizamos o uso de materiais naturais e pedimos que a madeira estivesse presente de forma marcante, mas sem pesar no ambiente. A Nicole conseguiu traduzir todas essas demandas com precisão. Ela pensou nos espaços e funcionalidades, mas também trouxe a atmosfera que buscávamos: uma casa que nos acolhe. Hoje, vivendo aqui, sentimos essa sensação de refúgio, de paz e tranquilidade, ao mesmo tempo em que é delicioso e prático abrir o apartamento para receber.”

Na área social, hall, sala, jantar e terraço se fundem em continuidade fluida, unidos pelo piso cuja aparência mineral lembra pequenos seixos multicoloridos. A marcenaria desenhada sob medida, a iluminação embutida e os detalhes em madeira no teto criam acolhimento e elegância. No antigo bar, hoje há um espaço generoso com bancada, cooktop e bancos, pensado para reunir amigos e criar memórias.

A cozinha combina porcelanatos texturizados e marcenaria clara, iluminada por um delicado jogo de luz indireta. O cobogó separa a área de serviço sem impedir a entrada do sol, trazendo leveza e funcionalidade. Nos quartos, todos suítes, cada detalhe foi pensado para traduzir a identidade dos moradores: o balanço no quarto da filha, os toques jovens e funcionais no quarto do filho, e no quarto do casal, portas de armário em palha e um closet que não existia antes. O ponto alto, porém, é o banheiro do casal, agora transformado em um santuário de bem-estar.

O resultado é um apartamento completamente renovado, em que cada escolha, da pedra à madeira e da marcenaria ao piso, carrega a intenção de criar não apenas uma casa, mas um lar. Um lugar onde cada espaço convida a estar, respirar e sentir.