Minimalismo escandinavo com toques da arquitetura japonesa

Home  /  Projetos  / Minimalismo escandinavo com toques da arquitetura japonesa
08 2025

Minimalismo escandinavo com toques da arquitetura japonesa

21 ago, 2025 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

Fotos: Anita Soares / Divulgação
Escritório: Hiago Santos Arquitetura
Área: 60m²
Local: Leblon, Rio de Janeiro

Neste apartamento de 60m² projetado pelo arquiteto Hiago Santos, o minimalismo escandinavo se mescla a referências da arquitetura japonesa com maestria. Contemplando todos os pedidos do morador — uma residência prática, mas sem abrir mão do conforto — o lar ganhou ambientes iluminados, integrados e com soluções inteligentes.

A reforma completa já estava prevista assim que o dono, um empresário de 70 anos, comprou o imóvel. Com duração de apenas cinco meses, a planta original foi totalmente transformada pelas mãos do arquiteto, incluindo a decoração de todos os ambientes.

“Visitamos o apartamento antes mesmo de ele fechar negócio, e iniciamos as demolições já na segunda semana após a compra, assim que ele aprovou o layout. Este é o segundo projeto que desenvolvemos para ele, o primeiro foi para um estabelecimento comercial.”

Além da praticidade, também estavam entre os pedidos um apartamento com atmosfera masculina, um pequeno jardim na varanda do qual pudesse cuidar pessoalmente, e uma banheira de imersão na suíte com deque de madeira, criando um verdadeiro spa particular.

Na nova configuração, a antiga cozinha em L deu lugar a uma área linear, permitindo a inclusão de uma mesa de jantar confortável. Já a parede entre sala e suíte foi substituída por dois grandes painéis de correr em muxarabi com vidro jateado, uma solução inteligente e sutil que garante privacidade ao dormitório ao mesmo tempo que garante luz natural para a área social.

Após a obra, o apartamento ganhou hall de entrada, lavabo, cozinha com jantar integrado, sala de estar e suíte com acesso à varanda. O conceito que amarra todo o projeto aposta em uma linguagem contemporânea, funcional e prática de manter, além de dar vida ao minimalismo.

“Minhas principais referências foram a arquitetura tradicional japonesa, com sua simplicidade formal e valorização da madeira e da luz filtrada, e o minimalismo escandinavo, conhecido pelas cores neutras e materiais naturais, com foco no conforto visual.”

Na decoração, com exceção das obras de arte que o morador trouxe consigo, tudo foi renovado. A curadoria prezou por peças atemporais, enquanto a paleta cromática adota tons neutros e suaves, escolhidos para proporcionar leveza visual e valorizar a arquitetura e materiais utilizados.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Apartamento passa por reforma completa para atender pai e filha

Neste apartamento de 60m² projetado pelo arquiteto Hiago Santos, o minimalismo escandinavo se mescla a referências à arquitetura japonesa com maestria.... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo