esqueci minha senha
CADASTRE-SE

ou se preferir faça login com facebook

LOGIN COM O FACEBOOK

BLOG

OPEN HOUSE | PATRÍCIA FERNANDES

COMPARTILHAR

30.03.2015 10:38:00

INTE_
RIORES

Open House

OPEN HOUSE | PATRÍCIA FERNANDES

 

Heranças, achados e significados. O lar da arquiteta Patrícia Fernandes tem um pouquinho de cada. Localizada no bairro Jardim Paulista, a casa construída em 1940 sobreviveu ao tempo, às mudanças e aos prédios erguidos ao seu redor. Já acolheu famílias e empresas, e sua planta foi sendo adaptada com o passar dos anos. No entanto, quando Patrícia herdou o imóvel do pai, decidiu que exploraria ao máximo suas características originais, preservando a história da estrutura ao expor os tijolos, vigas de madeira e o lindo telhado: “Mantive até mesmo umas pecinhas de louça da parte elétrica!”, comenta.

COM AMBIENTES INTEGRADOS, O IMÓVEL TEM LAYOUT DE LOFT E ARES DE CASA DO INTERIOR.

Além do charme da casa antiga, Patrícia se encantou também pela região. “É um lugar extremamente provinciano, apesar de parecer sofisticado. É aquele bairro que você anda, conhece um monte de gente e cumprimenta as pessoas pelo caminho. Eu adoro! Não saio daqui por nada!”, conta. Assim, as caminhadas pelas ruas tranquilas na companhia do seu cão servem, ao mesmo tempo, como momento de lazer e realização de tarefas cotidianas: “Tudo o que eu preciso eu faço em uma distância de cinco quadras. Eu não uso carro para nada!”, complementa.

 

Decoração de: Sala de estar; tapete listrado; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; busto mulher; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; parede de tijolos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; pintura contemporânea; Casa de ValentinaDecoração de: Sala de estar; porta com vidros coloridos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; brinquedo de lata; Casa de Valentina

 

A residência, originalmente distribuída em dois pavimentos, cedeu o primeiro andar para uma galeria. Esse mesmo espaço abrigava antigamente a loja da Patrícia, que também recebia eventuais mostras de artistas contemporâneos. A arquiteta transformou os 100 m² do andar de cima em seu mundinho particular – ou “cafofo fofo”, como gosta de chamá-lo. Os ambientes foram compostos com pequenos objetos de valor sentimental dispostos ao lado de obras de artistas que expunham em sua loja. A cada canto nos deparamos com uma coleção diferente, que a moradora afirma acontecer de forma acidental: “Não é que eu coleciono... As coleções aparecem na minha vida! De repente eu coloco tudo junto”, brinca.

 

Decoração de: Decoração de: Detalhes; palhao de tala; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; estante de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; bibelô de porcelana; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; bonecos tailandeses; Casa de Valentina Decoração de: Varanda; varanda com toldo; Casa de Valentina

 

A decoração dos cômodos aconteceu de forma natural, mas até hoje não foi finalizada. Isso porque Patrícia acredita que este deve ser um processo contínuo e afetivo, indo de encontro com os seus momentos e com a sua história de vida. “Eu não paro! Sempre garimpo uma coisinha nova, às vezes eu me desfaço de uma peça para colocar outra, mas pouco do que tenho aqui foi comprado. Grande parte dos móveis eu adquiri com os meus pais, meus parentes... São pequenas heranças amorosas”, explica.

 

Dentre essas relíquias familiares, a moradora destaca uma em especial: um quadro que retrata uma paisagem campestre no estilo naïf. Sua tia estava muito doente e, para bancar as despesas médicas, era preciso alugar o seu apartamento. Assim, cada sobrinha teve a chance de escolher um de seus pertences como lembrança: “Encontrei um monte de quadros e gostei de um que ninguém queria, e que provavelmente iria para o lixo”. Quando foi enquadrá-lo, veio a surpresa: era uma obra do pintor J. Dutra – que passou a ser o seu maior achado!

 

Decoração de: Varanda; cortina vermelha; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de ferros antigos; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; parede de tijolos; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; coleção de espelhos antigos; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casal; colcha florida; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; abajur com cúpula estampada; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes; cadeira de madeira; Casa de Valentina Decoração de: Detalhes

 

Que delícia de lar, cheio de história para contar, né? Mas antes de espiar mais fotos na galeria, dê o play no vídeo abaixo para ver as delicadezas do "cafofo fofo" em movimento, rsss... Ahhh e não deixe de conferir a seleção de produtos feita pela Patrícia AQUI.

 

 

FOTOS POR ...

Alexandre Guedes | Julia Herman

INSPIRAÇÃO INSTA | DESIGNDECOR

COMPARTILHAR

27.03.2015 14:00:00

INSPI_
RAÇÃO

Design

INSPIRAÇÃO INSTA | DESIGNDECOR

 

O Instagram tornou-se uma ótima fonte de referências e inspirações – inclusive de décor, não é verdade?? Pensando nisso, resolvemos compartilhar com vocês alguns perfis recheados de imagens de moradas encantadoras, daquelas para a gente sonhar acordado durante nossos minutinhos de entretenimento no app. Para começar a brincadeira com o pé direito, apresento-lhes o @designdecor:

 

Decoração de:

 

Suspirando por aí também? Então, siga o @designdecor la no Insta para ter inspirações como essas diariamente no seu celular.

 

FOTOS POR ...

@designdecor | ARA Arquitetura | Fernanda Marques | David Bastos | Messa Penna | Patrícia Fiuza | Paulo Andrade

BROWNIE COM SPRAY DE BAUNILHA

COMPARTILHAR

27.03.2015 10:30:00

RE_
CEITAS

Doces

BROWNIE COM SPRAY DE BAUNILHA

 

A receita de hoje é ótima para aquelas pessoas que adoram cozinhar para os amigos aos finais de semana e estão sempre em busca de novos jeitinhos de impressioná-los. Quem nos ensina a preparar este brownie com pedacinhos de chocolate branco e spray de baunilha é a Bia Rocha, chef que comanda o buffet Duas Gastronomia. Mas calma, não precisa se preocupar porque o passo a passo é simples, viu! E o melhor de tudo é que o resultado é extraordinário – para o paladar e para os olhos também!

 

Reparou que a Bia usa um perfumeiro retrô para borrifar a essência sobre as porções individuais do bolo? Uma delicadeza à parte que faz toda a diferença na hora de servir o seus convidados. É muito amor ;)

 

Ingredientes

 

  • 200 g de manteiga 
  • 170 g de chocolate meio amargo 
  • 3 ovos 
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 170 g de chocolate branco
  • Essência de baunilha (receita caseira no final do post)

 

Decoração de:

 

Modo de Preparo

 

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo.

Em uma tigela, peneire a farinha e o fermento em pó. Pique o chocolate branco em pedaços grossos e misture com a farinha e o fermento. Reserve.

Derreta o chocolate meio amargo junto com a manteiga em banho-maria. Assim que a mistura ficar lisa, retire-a do fogo. Reserve.

Em uma batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, incorpore o chocolate derretido com a ajuda de uma espátula.

Adicione aos poucos a mistura de farinha com chocolate branco à massa de chocolate meio amargo, mexendo delicadamente. Despeje-a na assadeira untada.

Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar. Corte o brownie com cortadores de biscoito e borrife a essência de baunilha na hora de servir!

 

Ahhh, mas quem quiser impressionar os amigos de verdade, vale preparar uma essência caseira! A Bia dá a receita:

 

Essência de baunilha caseira

 

  • 1 garrafa vazia
  • 300ml de vodca
  • 5 favas de baunilha

 

Modo de preparo

 

Coloque as favas na garrafa.

A seguir, despeje a vodca.

Guarde a garrafa em um local fresco e seco por seis semanas.

 

Depois é só despejar o líquido em um borrifador charmoso e levá-lo à mesa junto com a sobremesa porcionada.

 

Decoração de:

FOTOS POR ...

Duas Gastronomia | Lan Rodrigues

FLÁVIA GERAB RESPONDE | COZINHAS INTEGRADAS

COMPARTILHAR

26.03.2015 10:55:00

INTE_
RIORES

Cozinhas & Copas

FLÁVIA GERAB RESPONDE | COZINHAS INTEGRADAS

 

Quem não sonha em ter uma cozinha linda, planejada e aberta para o living, como aquelas que andam bombando nos sites e revistas de decoração, né?  No entanto, uma cozinha integrada bem resolvida vai além da simples derrubada da parede que a divide do restante da casa. É preciso escolher com cuidado os revestimentos que serão utilizados para que o resultado fique funcional e visualmente impactante.

 

Para te ajudar com esse detalhe importantíssimo, pedimos para que a nossa nova colunista, a arquiteta Flávia Gerab, respondesse algumas das questões  que recebemos de vocês lá no Instagram e por e-mail também! Prontos para as dicas?

 

Decoração de: Detalhes; detalhe verde; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; bancada de concreto; Casa de Valentina

 

Estou planejando fazer uma bancada na ilha gourmet substituindo o granito da pia por placas cimentícias polidas. Você vê alguma restrição?

 

Flávia: Como o concreto é poroso acaba não sendo muito higiênico no manuseio dos alimentos. Aí seria legal sempre cortá-los em uma tabua adequada. Outro problema que vejo é que ele mancha fácil. Tem gente que não liga e trata eventuais trincas e manchas como característica do material, mas seria essencial fazer algum tratamento com verniz específico para ajudar (não resolver, ok?) a questão da umidade. Agora, bonito realmente fica! Outra hipótese seria apenas revestir o granito com uma massa cimentícia com “cara” de cimento. Aí, quem sabe, você não precise nem retirar a bancada existente.

 

Decoração de: Detalhes ; adesivos para azulejo; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; adesivos coloridos para azulejo; Casa de Valentina

 

É possível colocar adesivos de azulejo no chão, por exemplo, da cozinha?

 

Flávia: Os adesivos de azulejo são especificados para parede (ou eletrodomésticos tipo geladeira). Para piso eles são muito sensíveis e danificarão rapidinho.

 

Decoração de: piso epoxi colorido; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; piso epoxi branco; Casa de Valentina

 

O epóxi é recomendado para aplicação no piso (da cozinha) e paredes?

 

Flávia: Sim! O epóxi é recomendado tanto para piso como para a parede. Ele é resistente e, como não tem rejunte, não junta bactéria. O importante é saber a diferença entre tinta e revestimento epóxi. O indicado é o revestimento! Só cuidado com a água. Passar um pano molhado com rodo para limpeza é ok, mas jogar um muita água pode danificá-lo.

 

Como, de fato, colocamos resina epóxi? É possível ser sobre o piso existente? Tem que ser uma empresa especializada?

 

Flávia: O revestimento epóxi autonivelante pode ser usado sobre pisos préexistentes (desde que estejam nivelados). Mesmo se tiver o rejunte da cerâmica, por exemplo, ele não aparece na superfície, é um revestimento líquido que seca e endurece e precisa de mão de obra especifica sim.

 

Decoração de: Cozinha integradaDecoração de: Cozinha integrada cozinha branca; Casa de Valentina

 

O piso vinílico é indicado para cozinha? Pode ser aplicado sobre o piso de cerâmica existente? Ele permite ser lavado?

 

Flávia: Existem pisos vinílicos que são específicos para áreas molhadas e por isso 100% resistentes à umidade. Um que eu costumo indicar é o Aquaclic. Ele tem um padrão que imita madeira e deixa a cozinha “quente”, sabe? Bem aconchegante. Pode ser usado sobre o piso de cerâmica existente desde que ele esteja bem nivelado.

 

Decoração de: Cozinha integrada; porcelanato cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; piso de madeira; Casa de Valentina

 

Queria saber que tipo de piso eu devo usar para integrar a sala com a cozinha. Precisa ser o mesmo modelo? Existe alguma regra que devo seguir?

 

Flávia: Olha, usar o mesmo modelo funciona muito bem porque você acaba tendo a impressão de um único ambiente com cozinha e sala, entende? Agora, se não for usado o mesmo material, indico que não use cores muito contrastantes. Por exemplo, se você tem uma piso de madeira clara na sala e quer um piso prático para a cozinha eu recomendaria um tom (de porcelanato, por exemplo) bege mais queimado. Aí o choque não existe e por mais que sejam dois tipos de revestimentos diferentes eles se harmonizam.

 

Decoração de: Cozinha integrada; pisos diferentes; Casa de ValentinaDecoração de: Cozinha integrada; apinel de madeira preto; Casa de Valentina

 

Gostaram da nossa super consultoria?? Então, fique de olho nas nossas redes sociais que em breve anunciaremos o tema da próxima coluna! Depois disso é só deixar um comentário por lá ou mandar suas dúvidas para carolina@casadevalentina.com.br, que a Flávia irá responder algumas delas a cada 15 dias aqui no blog. ;)

 

Decoração de:

FOTOS POR ...

Flávia Gerab | Pinterest

IDEAIS DELICADAS PARA DECORAÇÃO DE PÁSCOA

COMPARTILHAR

25.03.2015 10:00:00

RECEBER
COM CHARME

Datas Especiais

IDEAIS DELICADAS PARA DECORAÇÃO DE PÁSCOA

 

Quando os ovos de chocolate começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados é sinal de que a Páscoa está chegando! Época deliciosa para reunir a família em volta da mesa e compartilhar um delicioso almoço recheado de pratos tradicionais. Bom, mas como por aqui o nosso assunto favorito é a decoração, reunimos dicas simples para enfeitar o seu domingo de Páscoa usando um dos seus maiores símbolos como protagonista: o ovo.

 

Decoração de: OVOS UCRANIANOS; Casa de ValentinaDecoração de: ovos pintados a mão;  Casa de Valentina

 

Aposto que você já ouviu falar destes ovos coloridos, com desenhos intricados, todos feitos à mão, não é mesmo? Pois bem, os chamados ovos ucranianos fazem parte de uma tradição milenar do país. Eles eram produzidos como presentes às divindades que anunciavam a chegada da primavera e, mais tarde, com o surgimento do Cristianismo, passaram a simbolizar também a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

 

Que tal, então, se inspirar nesse ritual na hora de criar a decoração da sua mesa? Com um pouquinho de tinta, purpurina e muita criatividade, seus ovos pintados no estilo ucraniano serão o centro das atenções. Inspire-se nas imagens que selecionamos:

 

Decoração de: ovos pintados de amarelo;  Casa de ValentinaDecoração de: degradê com ovos coloridos;  Casa de ValentinaDecoração de: prato de bolo;  Casa de ValentinaDecoração de: ovo com carinha;  Casa de ValentinaDecoração de: ovos pintados;  Casa de Valentina

 

Outra ideia muito delicada e simples de ser reproduzida á a dos mini arranjos de flores que usam cascas de ovos como vasos. Basta quebrar o ovo com cuidado, lavá-lo e decorá-lo com pequenos botões, flores miúdas ou até mesmo suculentas e folhas. Para expô-los com ainda mais graça, use aqueles copinhos especiais para servir ovos cozidos ou customize a caixa de ovos tradicional. Hora de conferir algumas referencias e mãos a obra!

 

Decoração de: suporte para ovo de porcelana;  Casa de ValentinaDecoração de: copo para ovo cozido;  Casa de ValentinaDecoração de: ovos dourados; Casa de ValentinaDecoração de: arranjo de flores no ovo;  Casa de ValentinaDecoração de: ovo pintado em degradê;  Casa de ValentinaDecoração de: casca de ovo como vaso;  Casa de ValentinaDecoração de: vaso de suculentas;  Casa de ValentinaDecoração de: suculentas;  Casa de ValentinaDecoração de: enfeite de páscoa para a janela;  Casa de Valentina

INSTAGRAM