Um Apê Contemporâneo na Superquadra

Home  /  Projetos  / Um Apê Contemporâneo na Superquadra
Um Apê Contemporâneo na Superquadra2017-10-11T09:55:53-03:00
10 2017

Um Apê Contemporâneo na Superquadra

11 out, 2017 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Project Description

O cliente do escritório Equipe Lamas pediu que o apartamento fosse contemporâneo e conectado com a história da cidade. Um dos principais desafios dos profissionais foi justamente o estudo aprofundado da estética modernista para conseguir inovar mantendo o espírito original da superquadra.

O apartamento está localizado na SQS 308, superquadra modelo de Brasília. Lucio Costa implantou os prédios de forma que todos os moradores tivessem privacidade. O estar e os quartos são virados para o nascente. A luz do poente nas áreas de serviço é filtrada pelos cobogós, blocos brancos desmaterializados e flutuantes sobre o jardim de Burle Marx que são percebidos pelos janelões deste apartamento de 115m2.

É uma paisagem surrealista, típica da escala residencial das superquadras brasilienses. O objetivo deste projeto é reinterpretar a herança modernista e conectá-la à atual vivência. Tivemos a liberdade para reconstruir todo o apartamento, descaracterizado pelas reforma dos anos anteriores.

A intenção de resgatar o silêncio visual deixaria a paisagem, as obras de arte e o design em evidência. Por isso, o escritório refez o reboco com tinta branca e reposicionou os tacos de madeira com a mesma paginação original.

A cozinha se adequa com o estar e o armário ganhou prateleiras em gradil metálico, inspiradas nos cobogós. O mobiliário e as obras de arte resgatam características brasileiras de alguns mestres: Burle Marx, Dionisio del Santos, Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Sergio Rodrigues, Zalszupin entre outros.

Fotos: Haruo Mikami.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Com os Tons da Natureza

Compartilhar no WhatsApp O cliente do escritório Equipe Lamas pediu que o apartamento fosse contemporâneo e conectado com a história da cidade. Um dos... Leia mais +