Reforma no edifício Saint Honoré

Home  /  Projetos  / Reforma no edifício Saint Honoré
04 2024

Reforma no edifício Saint Honoré

03 abr, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Renato Navarro / Divulgação
Escritório: SAO Arquitetura
Local: Bela Vista, São Paulo
Área: 240m²

O imóvel de 240m², no edifício Saint Honoré, foi comprado na planta logo no início da construção, em 1958, e pertence à mesma família desde sua entrega, atualmente pertence ao Alexandre Skaffo, sócia do escritório SAO Arquitetura. Em 2019, junto com sua equipe, ele iniciou o projeto analisando toda a planta estrutural do apartamento, assim como os itens que poderiam ser restaurados. O apartamento contava com um acervo grande de móveis Dinucci, marceneiro e designer expressivo de 1960, que assinava todo o mobiliário do apartamento original.

O apartamento carregava consigo uma grande memória afetiva, tanto no mobiliário que testemunhou três gerações quanto nos acabamentos originais.

Desde o piso de peroba rosa que foi retirado, restaurado e reinstalado, aos caixilhos em madeira que foram refeitos obedecendo o desenho, todos os detalhes do apartamento foram pensados para um conjunto que permitisse a união dos elementos existentes com itens mais contemporâneos.

Assim, o projeto desta reforma foi um ajuste na configuração do layout do imóvel de forma a otimizar os novos espaços e circulações e ao mesmo tempo fazer um minucioso trabalho de restauro e escolha de materiais que permitisse a intervenção ter um diálogo com a arquitetura do edifício.

O desenho do imóvel foi repensado de modo a ter o mínimo de interferência possível, as salas foram ampliadas criando um único espaço integrado, a estrutura aparente, resultado da demolição, somada a um monolito em granilite criado em um dos quadrantes do espaço, delimitando área social do apartamento.

As novas conexões dos ambientes proporcionaram maior iluminação natural e ventilação cruzada.

Foi acrescentada uma nova malha hidráulica incluindo um novo lavabo e a reconfiguração completa de todos os ambientes como banheiros, área de serviços e cozinha. A cozinha, agora aberta à sala de jantar, ganhou amplitude com a inserção da ilha em granilite que se tornou o espaço de apoio e conexão dos ambientes.

Com a apropriação de parte da área de serviços original, a suíte principal foi ampliada, os dois quartos restantes foram adequados para um home office e um ateliê de pintura.

Em paralelo à execução da obra, houve um trabalho de pesquisa e garimpo em antiquários em busca de complementos para, por exemplo, as maçanetas originais de murano e para o restauro das luminárias pendentes de 1963.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Apartamento Cobogó

Compartilhar no WhatsApp Fotos: Renato Navarro / Divulgação Escritório: SAO Arquitetura Local: Bela Vista, São Paulo Área: 240m² O imóvel de 240m², no... Leia mais +

2024-04-08T09:55:25-03:0003, abril|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo