Praça CASACOR – CASACOR 2018

Home  /  Projetos  / Praça CASACOR – CASACOR 2018
Praça CASACOR – CASACOR 2018 2018-05-27T12:49:33-03:00
05 2018

Praça CASACOR – CASACOR 2018

27 maio, 2018 | Mostras, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

O ambiente assinado pelo paisagista João Jadão e pela Catê Poli, arquiteta e paisagista, para a CASACOR São Paulo é a Praça CASACOR. A praça de 320 m² é o ponto de encontro para quem deseja não só contemplar a natureza como desfrutar dos recantos preparados pelos paisagistas, além de servir de passagem para todos os prédios que integram a mostra.

Na composição do jardim, a equilibrada mistura de árvores, palmeiras, folhagens, arbustos e forrações em vários tons de verde cria um visual harmônico de formas e proporções. Os paisagistas combinaram espécies resistentes ao sol forte do local e de fácil manutenção, que demandam pouca irrigação, como Moreia, Cyca, Barba de Serpente, Clúsia e Capim do Texas.

É uma proposta arrojada e contemporânea, sem deixar de ser funcional e viável. Nosso jardim pode sair da CASACOR direto para a vida real. O fundamental é entender o comportamento de cada espécie e fazer uma boa combinação entre elas.

Inspirado no estilo nórdico, forte tendência no paisagismo, o espaço contém duas casinhas de estrutura metálica que convidam à contemplação. Para imprimir um toque fashion e descolado, o grafite de um escaravelho, símbolo egípcio sagrado, foi pintado com spray e stencil pelo artista plástico Arnaldo Degasperi sobre a parede com bricks cerâmicos.

Para ser uma obra rápida e sustentável, as casinhas e o pergolado foram projetados sob medida e com a praticidade de serem desmontadas ao final da mostra. Sem agredir a natureza, a construção a seco das paredes não usa concreto e evita desperdícios na obra.

O mesmo cuidado se estendeu à escolha do piso drenante, que permeia os caminhos da praça e permite o escoamento de água. À noite, a valorização do espaço se dá pelas luminárias de LED, que além de baixo consumo oferecem um design diferenciado e proporcionam uma iluminação bastante agradável e acolhedora.

Fotos: Evelyn Muller.

Profissionais:


Mais Projetos deste Profissional

Catê Poli e João Jadão, Jardim dos Chefs – CASACOR SP 2019

Compartilhar no WhatsAppO ambiente assinado pelo paisagista João Jadão, diretor da Planos e Plantas, e pela arquiteta paisagista Catê Poli para a CasaCor SP... Leia mais +

Paisagem Tropical No Sítio

Compartilhar no WhatsAppA porteira despretensiosa em uma estradinha de terra em Porto Feliz, no interior de São Paulo, não revela todo o... Leia mais +

Apê Rústico Na Cidade

Compartilhar no WhatsAppQuando chamada para idealizar a reforma desse apartamento de 400 m² no Itaim Bibi, a arquiteta Julliana Camargo... Leia mais +