Planta repensada para aproveitamento dos espaços de apartamento pequeno

Home  /  Projetos  / Planta repensada para aproveitamento dos espaços de apartamento pequeno
08 2021

Planta repensada para aproveitamento dos espaços de apartamento pequeno

02 ago, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, De 100 a 200 m2, Cidade, Praia

Escritório: Estúdio VILLA
Área: 100m²
Fotos: Laura Vilela/ Divulgação e Sambacine/ Divulgação
Local: Botafogo, Rio de Janeiro
Ano: 2020

Um apartamento que fosse espaçoso, mesmo que com ambientes truncados. Esse era o desejo de um casal quando pediram para as arquitetas do Estúdio VILLA assumirem este projeto localizado no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro.

“Os clientes não sabiam por onde começar o projeto, uma vez que não existia parede nem para colocar o sofá! É um apartamento de três quartos, sendo um quarto do casal e os outros dois dos filhos.”

Assim, a planta teve que ser repensada.

“Todas as portas dos quartos, banheiro e cozinha davam direto para a sala. Então a planta era muito truncada. No banheiro social, por exemplo, mal cabia uma pessoa dentro, então tivemos que aumentá-lo.”

E a marcenaria foi toda desenhada especialmente para este projeto.

“Fizemos um armário com puxador cavado e fundo em madeira, uma bancada com tampo em madeira e gavetas em laca branca. Além disso, desenhamos prateleiras em madeira com armários superior em laca branca e fecho com toque leve.

Outro desafio foi em relação a luminosidade.

“O apartamento é de fundos e muito próximo a um morro, então a iluminação natural é muito escassa. Colocamos uma janela que vai do chão ao teto na sala e que fez muita diferença nesse sentido.”

Mas essa não foi a única boa solução na sala de estar.

“A família queria muito uma mesa de jantar na sala para que todos pudessem se sentar e realizar as refeições juntos. Como o espaço é bem estreito, fizemos uma mesa linear com medida personalizada e usamos o banco/baú como solução para esse espaço com menor circulação. E para integrar com o resto da sala, optamos por embutir esse banco na mesma estante da parte de estar.”

Além disso, as arquitetas conseguiram resolver a questão de não haver uma parede para o sofá.

“Sentimos a necessidade de separar a parte social da parte íntima da casa, e já que não havia uma parede atrás do sofá, decidimos fazer uma com ripas! E o resultado foi bem satisfatório.”

Fotos: Laura Vilela/ Divulgação e Sambacine/ Divulgação

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Apartamento arejado e com muitas plantas

Compartilhar no WhatsApp Escritório: Estúdio VILLA Área: 100m² Fotos: Laura Vilela/ Divulgação e Sambacine/ Divulgação Local: Botafogo, Rio de Janeiro... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo