10 2022

Destaque aos carros e espaço para receber

18 out, 2022 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Denilson Machado / Divulgação

Arquiteto: Gabriel Fernandes

Produção: Aldi Flosi

Área: 580m²

Local: Praia Grande, São Paulo

Ano: 2021

Uma casa que tem como destaque a coleção de carros dos moradores e muito espaço para receber. Este foi o projeto assinado pelo arquiteto Gabriel Fernandes para um jovem casal da Praia Grande, litoral de São Paulo.

“A casa foi pensada para receber, com entrada social e entrada para dias mais festivos – uma garagem para carros colecionáveis, que podem ser trocados de acordo com o humor do proprietário que conta com um acervo de carros antigos e contemporâneos memorável.  É pela garagem que os anfitriões recebem em dias mais animados, diretamente no espaço gourmet, sem que os visitantes precisem caminhar por toda a casa.”

Separada entre momento social no andar inferior e momento íntimo no andar superior, a casa conta com salas sociais, cozinha, espaço gourmet, suíte de hóspedes e área externa com piscina.

“A suíte principal tinha uma demanda especial em ser um ambiente de socialização do casal, para isso pensamos em um banheiro integrado ao closet, espaçoso, fazendo o espaço de banho uma ilha central entre os armários e bancadas, com uma varanda de jardim assim como a varanda da suíte com vista para a piscina e área externa de jardins da casa. Para a área externa, ousamos em uma piscina preta, revestida por uma cerâmica que que foi aplicada inclusive nas bordas e perímetro da piscina. O verde é tropical e estonteante proporcionado pelo projeto paisagístico de Regina Peres.”

A importância dos carros na história da família também se mostra presente na escolha dos ambientes.

“As salas são privilegiadas por terem luz natural, através dos vãos que abrimos na fachada frontal para trazer essa luz de um jeito abundante, que acontece um pouco mais intensamente na sala bar. Dividida da garagem por um vidro incolor, a sala bar tem vista privilegiada para um dos carros de coleção da família, todo o mobiliário nesse ambiente foi pensado para que houvesse uma fluidez entre o espaço e o uso do mesmo.”

Sobre o projeto, Gabriel Fernandes aponta a simplicidade e elegância da casa, além de apontar um detalhe interessante sobre a fachada.

“Eu gosto da simplicidade dos materiais e a elegância do resultado. Gosto da história que foi construída através do conceito inspiracional do projeto, pautado na ligação da família com o design automobilístico, com a história dos carros em si, afinal tudo ali faz uma apologia à paixão declarada. A começar pelos brises ripados horizontais na fachada análogos a um trapézio-retângulo frontal dos clássicos modelos Audi dos anos 90.”