Com Mínimo de Ambientes Necessários

Home  /  Projetos  / Com Mínimo de Ambientes Necessários
10 2018

Com Mínimo de Ambientes Necessários

13 out, 2018 | Casas, De 100 a 200 m2, Cidade

A residência está localizada em um bairro em constante crescimento, e em uma cota mais elevada que o restante da cidade, o que proporcionando uma vista privilegiada. O projeto assinado pelo escritório Une Arquitetura foi desenvolvido em 2 pavimentos, o térreo foi reservado para a área social da residência e o pavimento superior para as áreas privativas.

Por causa da dimensão reduzida, o lote tem 6,50m x 27,80m, procuramos restringir o programa de necessidades trabalhando com o mínimo de ambientes necessários para a família.

Uma das premissas do projeto foi a integração dos ambientes da área social, de forma que o térreo fosse o mais aberto possível, priorizando a iluminação natural e a ventilação cruzada. O acesso a residência é composto por quatro planos pivotantes de aço corten, que, quando abertos, criam uma ventilação cruzada por toda a extensão do térreo e promovem total conexão entre o interior e o exterior da casa.

Além disso, a aproximação dos ambientes de estar, jantar, cozinha e lazer configuram o espaço ideal para recepção de amigos, hábito regular da família. Para que isso fosse possível o escritório sugeriu uma estrutura de concreto e laje maciça, fazendo com que os esforços ficassem concentrados nas paredes da divisa, proporcionando um pé direito duplo na sala de estar, onde possui uma abertura zenital móvel, que auxilia na iluminação e ventilação natural da residência.

Na parte posterior da casa encontra-se o jardim idealizado e materializado pelos moradores, envolvidos desde a busca por cada planta até seu plantio e cultivo diário. Essa área de jardim, reflete o estilo de vida do casal. Na cobertura foi desenvolvida a horta orgânica, com vista para a paisagem urbana. 

O pavimento superior é formado pelo escritório, dois quartos e suíte principal, que tem acesso direto para a área externa, com vista para o jardim e para o centro da cidade. Na parte frontal, onde se encontram os dois quartos, o fechamento é feito por uma escultura em aço corten desenvolvida pelo artista plástico Nivaldo Tonon. A decoração é composta por móveis e objetos modernos e alguns herdados da família.

Fotos: Bulla Jr. 

Profissional:

2018-10-12T11:52:52-03:0013, outubro|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo